Minha Marmita Tem

como fazer salada no pote

Salada no pote!

É uma verdade: salada no pote está bombando, principalmente no Pinterest, onde surgiram ideias bonitinhas de como levar salada no pote de vidro.

A ideia não é só bonitinha, ela é prática para o transporte e garante a conservação da sua salada, para que ela fique fresquinha mesmo se tiver sido feita uns dias antes!

Salada feita e temperada com antecedência fica murcha, mas isso pode ser resolvido com alguns truques simples! Por exemplo: aqui em casa a vida útil dos alfaces aumentou consideravelmente depois que compramos uma centrífuga manual para secar as folhas. Assim, lavamos tudo, secamos e guardamos em potinhos de plástico fechados na geladeira. Perfeito!

lavar alface

Mas como preparar uma salada para levar na marmita, com molho e vegetais, sem deixar o alface murcho?

Quando eu comecei a levar marmita para o trabalho, a solução era preparar a salada todo dia de manhã antes de ir trabalhar, para ela ficar o mais fresca o possível. Porém, não é uma técnica muito eficiente se você acorda com sono, preguiça e sempre está atrasada para sair, além de ser complicado de levar na bolsa ou mochila (já que eu usava o pote quadrado grande para caber toda a salada que eu queria).

Já aqui em São Paulo, eu e meu namorado descobrimos essa ideia da salada no pote e resolvemos tentar. Sucesso! Após alguns testes, vimos que o pote de azeitona era o melhor para esse trabalho, pois como ele é mais estreito, as camadas ficam mais altas e mais distantes entre si, impedindo as folhas de ficarem encharcadas com o molho. Também é importante lembrar que os ingredientes da camada logo acima do molho irão ficar marinando até a hora de comer a salada, então escolha bem!

O segredo da salada no pote está na ordem das camadas!

salada no pote camadas

Para não ter dúvidas nas primeiras vezes que for montar a salada, cole esse desenho na porta da sua geladeira 😉

Aqui está a nossa salada no pote para a marmita dessa semana, foi a mais básica de se fazer e talvez você tenha os ingredientes para fazê-la em casa agora mesmo:

como fazer salada no pote

Receita básica de salada no pote:

Camada 1
Azeite e sal

Camada 2
Pepino

Camada 3
Tomate e cenoura (dessa vez não quis a cenoura marinando no azeite, mas isso é meu gosto)

Camada 4
Alface americana

Camada 5
Semente de girassol

salada no pote

Como organizar?

Normalmente faço no fim de semana 4 potinhos (para segunda e terça-feira), quarta-feira é o dia do macarrão e não tem salada. De noite novamente faço 4 potinhos, para quinta e sexta.

Na hora de tirar do pote, é só chacoalhar antes de abrir para o molho misturar! Você pode comê-la junto com o almoço ou como um lanche entre as refeições, naquela hora que a fome bater. O mais legal é que você pode fazer vários tipos de salada, assim nunca vai enjoar dela!

salad in a jar

Super salada no pote

Depois que entender o conceito das camadas de salada, você pode fazer uma super salada no pote! Eu e meu namorado levamos APENAS salada no pote alguns dias, como a marmita principal mesmo. Para dar mais sustância incrementar, colocamos macarrão e mais vegetais ou algum tipo de carne, como frango desfiado ou atum enlatado. Veja alguns exemplos que fizemos e ficaram uma delícia:

Hoje nosso almoço é esse! 🖤 #marmitadodia #minhamarmitatem #saladanopote #almoçonopote #salada #bomapetite

A post shared by Minha Marmita Tem (@minhamarmitatem) on

Me mostre a sua salada no pote! Poste no Facebook ou no Instagram e marque com #minhamarmitatem  😉

Comente o que achou!

comments