Minha Marmita Tem

como comer mais salada

Como comer mais salada (ou: o que fazer com a salada no pote que está esquecida na geladeira)

Provavelmente você conhece alguém (ou você mesmo é essa pessoa) que não gosta de salada. Tudo bem, ninguém é obrigado a gostar de todas as comidas do mundo… tem gente que não gosta de peixe, gente que não gosta de feijão e por aí vai. Mas quando começamos a nos preocupar em ter uma alimentação mais saudável, sabemos que a salada é importante para variar o consumo de alimentos, aumentar a ingestão de fibras e até mesmo equilibrar as quantidades de outros pratos que comemos.

Mas e aí: você odeia salada mas sabe que precisa comer mais salada… E agora?

Trago aqui algumas dicas de pratos fáceis com salada que você pode fazer para ajudar a consumir esse tipo de comida “quase sem perceber” 😉

Antes de tudo: tenha salada pronta!

Muitas vezes você não come tanta salada assim pois até compra salada no mercado, mas tem preguiça de preparar todos os ingredientes, lavar e higienizar as folhas, cortar tudo… Por isso, o ideal é que você monte algumas saladas no pote para ter na sua geladeira e ir consumindo durante a semana!

Assim, quando bater a fome no meio da tarde, você pode pegar uma salada prontinha para comer. Ou então, quando quiser fazer uma comida prática, pode pegar uma salada no pote e utilizar para fazer alguns dos pratos que eu listei abaixo:

Wrap

Esse é um dos mais básicos e a gente faz o tempo todo aqui em casa! Existem várias marcas de wrap no mercado (ou você pode fazer em casa se tiver alguma receita) e a gente sempre tem um pacote na despensa.

Ele é ótimo pois, além de rechear com bastante salada, dá para complementar com outras coisas como carne moída, frango desfiado, maionese e até mesmo batata frita!

Depois de recheado e enrolado, é só selar numa frigideira antiaderente sem óleo para ele ficar crocantinho por fora!

wrap com salada e batata frita

Salada de macarrão

Um clássico em almoços de família, datas comemorativas e até churrascos, a salada de macarrão aqui não é feita com seleta de legumes, mas sim com ingredientes de salada: tomate, pepino, milho, beterraba e cenoura raladas, palmito e até mesmo alface.

Não se esqueça de escolher um formato de macarrão adequado para esse tipo de prato, que pode ser penne, gravatinha, fusili ou até mesmo os de argolinha ou tubinho utilizados para sopas.

Salada com almôndegas

Não tem nada mais gostoso do que salada com almôndega, eu acho que combina super bem e também é um prato recorrente aqui em casa, principalmente nas jantas!

A gente usa as almôndegas sem molho, pois utilizamos maionese ou creme de castanhas para misturar na salada e achamos que combina mais.

Depois de misturar bem as almôndegas, os ingredientes da salada e a maioneses ou creme, experimente para ver se precisa de mais sal ou tempero. Vinagre também fica uma delícia nesse caso, viu? Clique aqui para aprender a fazer almôndegas de frango.

opções para comer mais salada no dia a dia

Cuscuz marroquino

Aqui o prato está ficando mais sofisticado, mas fique tranquilo pois cuscuz marroquino é mais fácil de fazer do que parece! É só deixar de hidratando com água fervente (1 dedo acima do cuscuz), sal e um fio de azeite por 2 minutinhos e está pronto para ser utilizado!

Ele adiciona uma textura nova na salada e dá mais sustância também 🙂 Aqui nesse caso, eu prefiro comer os ingredientes de salada sem alface, acho que ele não combina tanto com o cuscuz, mas vai do gosto de cada um!

Lanche tipo Subway

Também um campeão aqui em casa, estamos viciados em fazer lanche tipo Subway: baguete de gergelim com alface, tomate, cenoura e beterraba raladas, pepino, steak de frango e maionese.

Se quiser, pode dar uma selada no pão na frigideira para ele ficar mais tostadinho!

Lanche de prato

Versão aberta do lanche tipo Subway, mas aqui você pode variar entre steak de frango ou até mesmo algum tipo de hambúrguer (clique aqui para aprender a fazer hambúrguer em casa). Junte umas batatas rústicas ou frias e um pouco de maionese em cima do steak e vai ficar uma delícia!

Sanduíche de atum

Sanduíche de atum é uma delícia com maionese, mas você pode aproveitar que está querendo comer mais salada e adicionar alface picada bem fininha e alguns pepinos, que tal?

lanche tipo subway com salada

Salada com bifum

Eu AMO bifum e poderia comer com quase qualquer acompanhamento! Dá para fazer até caldos e yakisoba com ele. Mas uma das formas que eu mais consumo é salada de bifum.

Assim como no cuscuz, eu prefiro sem alface ou outras folhas, mas todos os outros ingredientes de salada são bem vindos e combinam muito bem com cuscuz: tomate, pepino, cebola, cenoura ralada, beterraba ralada, milho, ervilha, palmito, azeitona… Quanto mais colorida, mais deliciosa fica! E salada de bifum combina muito bem com temperos com vinagre, que deixam o macarrão mais molhadinho e azedinho.

Rolinhos de folha de arroz

Talvez você já tenha visto essa tendência em algum vídeo por aí: legumes e verduras super coloridos recheando rolinhos de arroz que, por serem bem finos, ficam quase transparentes, criando um efeito incrível! Ou seja: eles são perfeitos para serem recheados com salada!

Para fazê-los, mergulhe a folha por alguns segundos em água filtrada fresca (são só alguns segundos mesmo, pois ela fica mole bem rápido), escorra e coloque em uma superfície lisa para rechear. Coloque o recheio no centro e enrole! Faça um molho bem saboroso para mergulhar os rolinhos e curtir sua salada enrolada!

rolinho de folha de arroz recheado com salada

E aí, tem algum outro truque ou prato que você faz para conseguir comer mais salada no dia-a-dia? Me conta!

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply