Minha Marmita Tem

nada na geladeira

Socorro, não tem nada na geladeira!

Mesmo que a gente tente planejar a marmita e deixar a geladeira sempre abastecida e tudo em ordem, tem aqueles dias em que não dá tempo ou estamos muito cansados para ir ao mercado. Só que na hora de preparar a marmita ou então de fazer a janta a gente pensa: “ferrou”.

Pode parecer o fim do mundo, mas existem alguns truques para sobrevivência que não incluem um estoque de miojo no armário!

don't panic

Você deve ter sempre um certo estoque de coisas que irão salvar a sua vida em caso de “geladeira vazia”. É importante lembrar que esse estoque deve ser de coisas que não estraguem muito rápido. Não precisa estocar milhões de alimentos para um inverno tenebroso, pois certamente as coisas vão vencer e você nem vai ter tempo de usá-las. Fiz uma listinha do que sempre temos em casa que salva nossas vidas nessas horas:

Latas de atum

Elas são as salvadoras da pátria. Quando não tem carne, sempre usamos atum! Compramos umas 5 latinhas variadas toda vez que vamos ao mercado e vamos usando com o tempo no macarrão, saladas, arroz de forno ou omeletes.

Pacotes de macarrão

De verdade. Não apenas miojo! Sempre temos alguns pacotes de spaghetti, penne, e por aí vai. Usamos bastante então compramos bastante, para nunca faltar. Também temos sempre um pacote de macarrão pequenininho para quando decidimos fazer sopas. Descubra alguns segredinhos para fazer um macarrão perfeito clicando aqui.

Linguiças

Quando eu era mais nova eu adorava salsicha. Mas linguiça é menos artificial e dura mais tempo. Temos sempre na geladeira uns pacotes daquelas linguiças fininhas defumadas. São ótimas para complementar os pratos e têm um sabor delicioso.

Palmito e azeitona

Eles não estragam tão rápido e ajudam a dar um saborzinho a mais nos pratos. Parecem coisas simples, mas fazem toda a diferença quando temos poucos alimentos e queremos que a comida fique saborosa!

Molhos prontos

Temos um mini-estoque de molho de tomate e creme de leite aqui em casa. Deixam tudo mais gostoso e com cara de “mais completo”.

Arroz e feijão

Já contei aqui no blog. Quando fazemos arroz ou feijão, fazemos um monte de uma vez e congelamos tudo em potinhos do mesmo tamanho. Assim, não temos que ficar cozinhando essas coisas toda hora e ajudam muito quando estamos com pressa. É só descongelar e tá pronto!

Legumes congelados

Isso já salvou nossas vidas milhões de vezes, tanto que a parte de cima do nosso freezer está apinhada de pacotinhos de legumes congelados dos mais variados. Aqui você tem duas opções: comprar no mercado os pacotinhos já prontos ou fazer os seus próprios legumes congelados.

legumes congelados prontos

Num passado longínquo, eu já tentei comprar milhões de legumes na feira e deixar tudo congelado bonitinho. Mas não tenho saco paciência e hoje em dia compramos tudo pronto, só deixando para congelar quando a porção que compro é muito grande e sei que irá estragar.

Caso você queira congelar os seus próprios legumes e vegetais, encontrei uma tabelinha bem legal com dicas de como congelar.

Lembre-se de lavar e descascar os alimentos antes de congelá-los. Coloque-os na água quando já estiver fervendo e, após o tempo indicado na tabela, escorra-os e mergulhe-os numa bacia de água gelada para dar o choque térmico. Isso fará com que mantenham a cor, sabor e nutrientes.

congelamento vegetais

Essa semana (não na hora de fazer marmita, mas na hora de fazer janta) não tinha ~nada na geladeira~ e eu não queria fazer macarrão. Tinha meia cebola, um resto de batatas bolinha, a tal da linguiça defumada e presunto. Achei que só isso ficaria muito forte, então o pacote de legumes congelados me salvou. Fervi por uns 5 minutos os legumes e as batatas, misturei tudo num refratário com bastante azeite, tempero e um pouquinho de sal e coloquei no forno por uma meia hora. Descongelei um potinho de arroz e pronto!

janta com restos

A janta ficou uma delícia e eu não tive absolutamente nenhum trabalho! Nós comemos isso na janta, mas facilmente poderia ter virado a marmita da semana! Além de tudo, o namorado ficou impressionado e pensou que fosse um prato super elaborado, porque ele fica muito bonito visualmente, mesmo dando zero trabalho!

Você tem alguma comida de emergência em estoque para esses momentos também? Me conte!

 

(Foto da capa: Will Tirando)

Comente o que achou!

comments