Minha Marmita Tem

receita de feijão

Receita de feijão

E aí, se divertiu com a receita de arroz perfeito do meu namorado e já fez milhões de kilos de arroz? Eu já, e admito que agora que sigo exatamente a receita dele, meu arroz ficou muuuito melhor do que era antes. Claro que não é O DELE, mas eu me daria uma nota 9, viu?

Agora que você já sabe fazer o Bátima (~entendedores entenderão~ ou é só ler a receita de arroz para entender), está na hora de aprender o Robin, ou melhor, aprender a cozinhar feijão!

batman robin

Quem me deu a dica de como fazer assim foi meu namorado e você vai perceber que esse jeito de fazer feijão é um pouco bastante diferente do jeito tradicional, o qual é preciso deixá-lo de molho e trocar a água antes de cozinhar. Isso é pra quem tem tempo e lembra de deixar de molho com antecedência. Eu não tenho saco tempo para isso quase nunca, então acho o meu jeito melhor.

Vamos lá!

Ingredientes ~parte 1~

  • 3 xícaras de feijão
  • 2 litros de água
  • folhas de louro à vontade

receita de feijão

Como fazer

Aqui está a parte mágica! Coloque tudo dentro da panela de pressão e…

  1. Assim que pegar pressão, deixe CINCO MINUTOS no fogo alto e apague o fogo;
  2. Deixe a panela fechada descansando por TRINTA MINUTOS;
  3. Depois desse tempo ligue o fogo de novo e, quando que pegar pressão, deixe VINTE E CINCO MINUTOS no fogo médio;
  4. Desligue o fogo e deixe pelo menos mais meia hora fechada para a pressão sair sozinha.

IMPORTANTE:

Não abra a panela se ela ainda estiver com pressão, ok? Tem gente que coloca debaixo da água para ir mais rápido e eu morro de medo disso! Eu prefiro deixar um tempo ela quieta e depois levanto o pino com um garfo para ver se sobrou alguma pressão lá. Se não sair mais nenhum ar, é seguro abrir a panela! Se você tem medo de usar a panela de pressão, leia este post aqui.

Quando você abrir a panela, vai parecer que o feijão está meio duro, pois fica um pouco grudado. É só tirar as folhas de louro e dar uma mexida com a colher para ver como ele muda! Aí vem a hora de temperar!

feijão na pressão

Ingredientes ~parte 2~

(Aqui é tudo o que você gosta e quer usar pra temperar, a escolha é livre!)

  • 2 ou 3 dentes de alho (pode ser daquele que já vem amassado também, aí você coloca 1 ou 2 colheres de sopa)
  • 1 cebola média para grande
  • bacon ou linguiça (dessa vez usei aquele “bacon” de soja desidratado que compramos na Zona Cerealista)
  • sal
  • pimenta do reino ou qualquer outra pimenta que você quiser

Como fazer

  1. Em uma panela separada, refogue a cebola, o alho e a linguiça ou bacon (Só se tiver. Se for o “bacon” de soja, não refogue junto, só jogue por cima depois e misture);
  2. Quando já estiver bem refogadinho, pegue 2 conchas do feijão da panela de pressão e misture na panela menor;
  3. Nessa hora, coloque o sal e a pimenta e experimente, quase sempre precisa colocar sal várias vezes até acertar o ponto (prefiro assim do que salgar demais);
  4. Lembre-se de que o tempero não é só para essa quantidade da panelinha, que ele deve servir para todo o feijão que você fez;
  5. Jogue tudo de volta para a panela de pressão e misture tudo;
  6. Agora é do seu gosto: se achar que o caldo está muito grosso, coloque água do filtro e vá misturando até achar o “ponto” do caldo que você prefere. Se achar que está muito aguado e quiser engrossas o feijão, pegue 1 concha dele já temperado e esmague (com as costas da concha mesmo), formando uma pastinha. Misture essa pastinha com o resto do feijão!
  7. Prove da panela grande para ver se precisa de mais sal.

FIM

Agora você pode provar seu feijão deliciosamente macio e temperado! Eu adoro o jeito como ele fica meio rosadinho quando está fresquinho!

Essa receita dá para encher exatamente 6 potinhos (para ver o pote que a gente usa, clique aqui) e quase sempre usamos 2 durante a semana e congelamos os outros 4.

Você também faz feijão de um jeito diferente do normal? Me conte como!

 

(Imagem da capa: Shutterstock)

Comente o que achou!

comments

  • Camila Gitahy

    Oi Rebecca! Tudo bem?
    Comecei a cozinhar e fazer minhas marmitas há duas semanas só então tô apanhando e descobrindo a melhor logística pra minha rotina ainda. haha

    Fiquei com duas dúvidas:
    Vocês congelam o feijão já temperado? Em todos os sites que vi dizia para congelar sem tempero e só temperar quando fosse comer mesmo, mas aí dá um trabalhão né… 🙁
    E esses dois potinhos que vocês usam durante a semana, duram a semana inteira sem estragar na geladeira?

    Me ajuda! 🙂
    Beijo e obrigada!

    • Oi Camila!!!
      Ah, que legal que você entrou pro mundo da marmita, seja bem vinda! hahaha
      No começo é tudo meio “torto” até a gente descobrir qual rotina fica melhor pra gente, né? Comigo foi assim no começo, antes eu cozinhava as marmitas de manhã durante a semana e não no fim de semana. Era super corrido! Aí fomos nos acostumando a fazer com antecedência e ficou perfeito pra nossa rotina!

      Então, um mooonte de gente congela sem tempero e depois descongela na panela refogando e temperando. Mas é o que você disse, dá mais trabalho e às vezes a gente descongela com pressa pra já levar correndo pro trabalho, imagina ter que temperar ainda? Eu aproveito que já estou no embalo de cozinhar o feijão e já tempero pra congelar mesmo, acho mais fácil!

      Nossos potinhos duram a semana inteira sim, nunca estragaram! Mas quando é omelete ou alguma receita que tem leite, por exemplo, a gente prefere fazer pros dois primeiros dias da semana (2a e 3a) assim não fica muito tempo na geladeira com risco de estragar antes! Mas o resto é super de boa, não estraga não 🙂

      Beijooo

      • Adriana

        Eu c ozinho já temperado e depois congelo.

        • rebecca

          Eu também acho bem mais prático!! 🙂

  • Pingback: Medo da panela de pressão? - Minha Marmita Tem()

  • Pingback: Como fazer carne seca - Minha Marmita Tem()

  • Núbia

    Oi Rebecca, comecei essa semana a “marmitar” essa semana e tenho algumas dúvidas. O feijao eu costumo cozinhar já com carne de sol dentro, como é costume nme na minha região , tem algum problema? E se eu colocar cheiro verde e cebolinha? Grata, Núbia

    • Oi, Núbia! Obrigada pela visita 🙂
      Creio que não tem problema nenhum, viu, afinal já fiz feijoada para a marmita e as carnes ficaram normais. A única coisa para prestar atenção é se você quiser congelar, melhor testar com 1 potinho só para ver se depois de requentada a carne de sol vai continuar com a mesma textura e sabor.
      Cheiro verde e cebolinha não tem problema não, ficam uma delícia inclusive!!
      Beijo!!

  • Pingback: Feijoada light para marmita - Minha Marmita Tem()

  • Pingback: Sopa de feijão - Minha Marmita Tem()

  • Pingback: Alimentos cheios de proteína para substituir a carne - Minha Marmita Tem()

  • Pingback: Alimentos para substituir a carne - Minha Marmita Tem()

  • Pingback: Como começar a levar marmita? - Minha Marmita Tem()

  • Ana Paula Abreu Figueira

    Oie Rebecca, há tempos eu e meu marido falamos sobre “marmitar”, mas nunca conseguimos nos organizar. Acho que agora vai! Adoramos as dicas e as receitas. Obrigada.

    • Oi Ana Paula!
      Que bom que gostou, espero que sejam úteis! Qualquer dúvida é só falar!
      ;*

  • Pingback: Receita de lentilha com tomate - Minha Marmita Tem()