Minha Marmita Tem

18 dicas para economizar gás de cozinha

Com o preço do gás cada vez mais alto, precisamos pensar em todas as formas possíveis de economizar gás na hora de cozinhar. Por isso, reuni algumas dicas aqui para tentar deixar a conta um pouco menos pesada.

Saiba como economizar gás de cozinha no dia-a-dia:

Organize o cardápio da semana

Ao planejar suas refeições, você pode deixar todos os pratos prontos antecipadamente e não precisará cozinhar todos os dias, evitando ter que usar o gás a todo momento.

Além disso, decidindo qual será o cardápio, você pode utilizar o mesmo ingrediente em pratos diferentes, mas cozinhando-o apenas uma vez. Por exemplo: purê de cenoura em uma marmita e arroz à grega com cenoura em cubinhos em outra marmita 😉 

Cozinhe em grande quantidade

Aproveite que vai cozinhar para fazer uma maior quantidade e congelar o que sobrar. Aqui em casa, quando faço arroz ou feijão, sempre faço a mais. Assim, tenho uma boa quantidade para as marmitas da semana e também congelo alguns potes para ter a mão caso precise.

Planeje o uso do forno

Precisa usar o forno? Aproveite para assar várias coisas de uma vez só, otimizando o uso do gás. Você pode assar vários legumes e vegetais, por exemplo, e utilizar outra prateleira para assar tomates que irão virar molho de tomate.

Use a mesma panela para cozinhar duas coisas

Utilize uma panela mais alta com uma cesta para cozimento a vapor. Assim, você pode ferver algo na panela enquanto cozinha outro ingrediente na parte de cima.

Não fique abrindo o forno toda hora

Sei que é tentador dar uma espiadinha, mas evite ficar abrindo o forno para conferir suas receitas. Isso dissipa todo o calor e faz com que o tempo de preparo seja maior.

Se precisar checar como estão as coisas lá dentro, acenda a luz do forno.

Tampe as panelas 

Vai ferver água para fazer macarrão? Está cozinhando uma carne ao molho? Tampe a panela para preservar o calor e diminuir o tempo de preparo.

Dê uma ajudinha para seu forno ou panela

Ao colocar os ingredientes na forma para irem ao forno, não deixe as coisas amontoadas. Se os ingredientes tiverem um bom espaço entre si, o calor pode circular entre os pedaços e a comida vai ficar pronta mais rápida e de maneira uniforme.

Já para as preparações na panela, tente cortar os alimentos em pedaços menores para que cozinhem mais rápido.

Deixe grãos integrais e leguminosas de molho

Antes do cozimento, deixe os ingredientes de molho para que fiquem mais macios, assim eles vão precisar de muito menos tempo de cozimento.

Com as leguminosas, esse processo é necessário e já muito recomendado para diminuir os gases após o consumo e também para eliminar os antinutrientes que tiram o potencial nutritivo do alimento. Feijão e grão-de-bico são os maiores exemplos!

Você também pode deixar o arroz integral e arroz com grãos de molho antes do cozimento para diminuir o tempo de preparo.

Mantenha o fogão e o forno limpos

Limpe semanalmente os bocais do seu fogão para que eles não fiquem entupidos. Se a chama do fogo não sai de forma uniforme de toda a boca ou não estiver azul) e ficar alaranjada ou amarelada), significa que a boca está suja, ou seja: perde sua eficiência e você gasta mais gás.

O forno precisa de limpeza menos frequente, mas fique atento para limpá-lo o mais rápido possível caso derrube alguma coisa lá dentro.

Verifique seu botijão de gás

Fique de olho no botijão de gás ou então no cano do gás, caso ele seja encanado. Também é importante verificar as mangueiras, válvulas e pontos de emenda, caso existam.

Para verificar se o gás está vazando, você pode fazer um pouco de espuma com o detergente e colocar no cano: se ficar borbulhando, é porque está escapando gás. Cuidado!

Prefira usar a panela de pressão

A panela de pressão diminui MUITO o tempo de cozimento dos alimentos e ajuda a economizar gás. Inclusive, depois que ela pega pressão, você pode diminuir o fogo.

Se você tem medo da panela de pressão convencional, tente encaixar no seu orçamento uma panela de pressão elétrica. Ela utiliza menos água, é mais silenciosa e segura do que as panelas convencionais.

Se você tem um forno a gás com convecção, utilize essa função

Um forno de convecção pode ser elétrico ou a gás e utiliza um sistema de cozimento através da circulação de ar quente. Isso permite que o calor se distribua mais rápido e de maneira uniforme, dando uma ajuda extra ao cozimento e diminuindo o tempo necessário de uso do gás.

Procure receitas de microondas

Existem várias receitas que podem ser preparadas no microondas. Inclusive, existem panelas especiais que podem ser levadas ao microondas para cozinhar legumes no vapor, por exemplo.

Mas fique atento: evite levar ao microondas potes de plástico que contêm Bisfenol-A!

Airfryer pode ser uma solução

Cada vez mais queridinha, a Airfryer nada mais é do que um forno de convecção em miniatura, pois utiliza ar quente para cozinhar os alimentos.

Ela pode ser uma mão na roda para economizar gás de cozinha; apenas fique atento à conta de luz.

Preste atenção ao material da panela

Seu material pode influenciar no tempo de cozimento. Panelas de cerâmica, ferro, inox ou fundo duplo ou triplo retêm mais calor, cozinhando os alimentos em menor tempo.

Utilize o tamanho correto de cada boca do fogão

Se você vai usar uma panela pequena, utilize a boca menor para evitar que as chamas “escapem” pelas bordas da panela e demorem mais a aquecer o fundo.

Caso a panela seja maior, vale o contrário: utilize a boca maior do fogão para que as chamas estejam melhor distribuídas por toda a base da panela.

Use e abuse do papel alumínio

Ao fazer receitas no forno, utilize papel alumínio, pois ele mantém o calor e diminui o tempo de cozimento.

Você sabia que existe um lado certo do papel alumínio? Quando for assar alguma coisa, deixe o papel alumínio com o lado brilhante para dentro, voltado para o alimento, e a parte opaca para o lado de fora.

Evite correntes de ar na hora de cozinhar

Se o seu fogão fica perto da janela ou se sua cozinha tem uma corrente de ar muito forte, feche a janela ou a porta.

O vento pode atrapalhar as chamas, fazendo com que o cozimento demore muito mais, além de ser super perigoso a chama apagar e o gás ficar vazando até alguém perceber e fechar a boca do fogão.

Você tem alguma outra dica para economizar gás de cozinha? Conta pra mim!


Capa: foto de Honye Sanges no Pexels

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply