Turbine sua salada: mix de sementes
Sementes são cheias de proteínas, nutrientes, gorduras boas e fibras, por isso é importante incluí-las na sua alimentação! Hoje vou compartilhar uma dica muito rápida para turbinar sua sala (ou qualquer outro prato) de um jeito fácil: fazendo um mix de sementes!
Como fazer mix de sementes
- 3 colheres de sopa de chia
- 3 colheres de sopa de linhaça dourada
- 3 colheres de sopa de gergelim
- 3 colheres de sopa de semente de abóbora
- 3 colheres de sopa de semente de girassol
É a coisa mais fácil do mundo: misture tudo em proporção 1 pra 1 e armazene num pote de vidro. Essa quantidade que sugeri dura uma semana para mim e meu marido utilizarmos por cima da salada.
Como consumir mais sementes?
Aqui em casa, nosso principal jeito de consumir as sementes é junto com a salada. Já deixamos preparadas as saladas no pote para a semana toda e, na hora de servir no prato, salpicamos 2 colheres de sopa desse mix por cima de tudo.
Mas é possível comer as sementes com o que você quiser: por cima do arroz, nos legumes refogados, em sopas para dar uma textura extra, no iogurte, em torradas com patê e sementes por cima, em omeletes e onde mais sua criatividade permitir!
Quais os benefícios de consumir sementes na alimentação?
Conforme já mencionei lá em cima, as sementes são ricas em proteínas, fibras, nutrientes e gorduras boas, inclusive ajudam a dar a sensação de saciedade, sendo ótimas aliadas para quem quer perder peso de forma saudável.
Confira de perto os benefícios de cada uma das sementes do mix que a gente usa aqui em casa:
Chia: fonte de ômega 3, riquíssima em fibras, contém antioxidantes, índice glicêmico baixo, 15% da sua composição é proteína.
Linhaça dourada: rica em ômega 3 e fibras, ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, alivia sintomas da TPM e da menopausa.
Gergelim: rico em antioxidantes, fibras, possui gorduras boas, reduz o colesterol, também rico em proteínas, contém vitamina E, B6, cálcio, ferro e zinco. Além de tudo, possui propriedades analgésicas e antiinflamatórias.
Semente de abóbora: também fonte de proteína, é rica em magnésio (o que controla a glicemia e pressão sanguínea), potássio e zinco. Melhora o humor e possui antioxidantes. Também é conhecida por prevenir problemas na próstata.
Semente de girassol: possui ômega 6 e ômega 9, é antioxidante, com alto teor de fibras (ajudando na sensação de saciedade e melhorando a digestão), tem vitamina E (importante para o fígado e para os cabelos e unhas), é cheia de proteína, fósforo, selênio e cálcio.
Ou seja, ao incluir o mix de sementes na alimentação, você estará dando uma super ajuda ao seu organismo!
Leave a Reply