Minha Marmita Tem

como preparar carne de jaca verde

Como fazer carne de jaca verde no forno

Quando a jaca ainda está verde, é possível preparar sua polpa e usá-la em receitas salgadas em que a textura fica parecida com carne.

Mas não é simplesmente cortar uma jaca verde crua e usar nas receitas, é preciso fazer um preparo antes do preparo! Neste post você vai aprender a fazer carne de jaca verde no forno. Algumas pessoas fazem também carne de jaca na panela de pressão, porém, se você não tem panela ou ela é muito pequena para a jaca que você colheu, também é possível fazer no forno! Ah, e se você tem medo da panela de pressão, sugiro este post aqui para tirar todas as suas dúvidas e te deixar mais confiante 😉 

Antes de tudo, um pouco sobre a jaca e seus benefícios:

  • É o maior fruto comestível do mundo: o livro dos recordes tem o registro de uma jaca de 34kg, feito no Brasil em 2012!
  • A melhor época para jaca é entre outubro e junho;
  • Tem propriedades antioxidantes, com alto nível de vitamina C;
  • Possui uma grande quantidade de fibras, melhorando a digestão;
  • Rica em Potássio, o que ajuda a combater a pressão alta;
  • Rica também em Cálcio, o que previne a osteoporose.

Como fazer carne de jaca

Primeiro de tudo e super importante: a jaca precisa estar verde ainda, pois ela madura tem cheiro enjoativo para algumas pessoas e um gosto doce muito forte, atrapalhando nas receitas salgadas. Quando ela está verde e cozida, fica sem gosto, perfeita para temperar e usar como quiser.

O processo é meio chatinho, mas vale a pena pois rende bastante e é possível congelar a carne de jaca verde desfiada para preparar conforme sua necessidade!

  1. Embrulhe a jaca em papel alumínio, deixando o lado brilhante voltado para dentro;
  2. Coloque numa forma;
  3. Asse por 4 horas no forno médio (isso pode variar de acordo com a potência do seu forno, o ponto ideal é quando você conseguir afundar uma faca inteira na jaca sem dificuldade);
  4. Retire do forno, abra o papel alumínio e deixe esfriar;
  5. Corte a casca com a ajuda de uma faca untada em azeite;
  6. Unte as mãos com azeite e vá desmanchando a jaca com os dedos, ela vai estar super macia;
  7. Ela estará pronta para o preparo de pratos, que podem ser refogados, fritos, cozidos… como você quiser!
  8. Separe em potes para congelar e pronto.

A jaca se desmancha em 3 partes diferentes: uma carne desfiada, o coração e as sementes, que ficam dentro desses corações. A parte central é super dura e não dá para ser usada.

A parte desfiada pode ser considerada com uma textura de músculo ou lagarto desfiado. O coração parece um peito de frango mais molinho (e meu jeito preferido de consumir é frito bem tostadinho para ficar crocante) e as sementes têm uma textura mais arenosa que algumas pessoas dizem ter sabor parecido com pinhão (eu não reparei nisso).

como desfiar carne de jaca

Modos alternativos para cozinhar a jaca:

  1. Se você tiver uma panela de pressão bem grande, pode pular a etapa do forno e cozinhar na pressão a jaca inteira ou fatiada em partes até que esteja mole.
  2. Também é possível embrulhar no alumínio, deixar no forno médio por 2 horas, cortar em pedaços menores e deixar mais 40 minutos na panela de pressão (ou até ficar mole).

Dicas:

A jaca é bem melequenta de manipular, seja ela verde ou madura. Por isso, unte suas mãos e todos os utensílios com azeite para não grudar tanto. Depois de terminar tudo, lave bem as mãos com sabão e use um hidratante, pois a pele fica meio ressecada.

Quanto mais cozinhar, menos leite sairá no final.

Ideias de receitas com carne de jaca

Dá para fazer muuuita coisa! Vou mostrar alguns pratos que eu já preparei para você usar de inspiração:

receita com carne de jaca

No nosso Instagram você pode encontrar outros pratos com jaca para se inspirar!

E aí, você já comeu carne de jaca? Inspire-se aqui com outras receitas sem carne.

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply