Minha Marmita Tem

como levar salada de frutas no trabalho

Salada de frutas express

Muita gente desiste de comer frutas durante o dia porque parece simplesmente impossível encontrar uma logística para levá-las no trabalho. Aí o resultado é que acabamos sentindo fome no meio da tarde e comendo qualquer bolacha que encontramos, o que não é muito legal.

Mas seus problemas acabaram!

Já ensinei aqui no blog a preparar a salada no pote, que ajuda muito a conseguir levar salada todos os dias junto com a marmita sem as coisas estragarem ou passarem do ponto. Lá na fanpage do blog, uma amiga perguntou se o mesmo poderia ser feito para salada de frutas e eu tinha dito que sim, que era uma ótima ideia e inclusive eu mesma ia testar. Resultado: não ficou bom! As frutas escurecem muito rápido e são bem mais sensíveis do que os vegetais para uma salada normal. Existe o truque de pingar gotas de limão para as frutas não escurecerem, mas mesmo assim não fiquei contente com as frutas à mercê do ambiente.

Cheguei à conclusão de que o ideal é você ter um espacinho no seu trabalho onde consiga armazenar as frutas e cortá-las somente lá para preparar a salada de frutas na hora.

É essencial escolher as frutas certas para essa situação: que não precisem de refrigeração nem dependam de muitos utensílios e trabalho para serem cortadas.

Banana

Compre meia dúzia e não muito madura nem muito verde, para ela ir amadurecendo aos poucos e não chegar estragada na sexta-feira. Ela é super prática para ser cortada sem fazer muita sujeira: eu tiro todas as “cascas” e deixo só uma, como suporte para cortar em rodelas mas ainda ficarem presas na parte de baixo. Depois de feitos os cortes, é só descolar os pedaços cortados direto na tigela.

salada de frutas

Maçã

A maçã é bem resistente, porém pode ser muito grande para apenas uma porção de salada de frutas. Por isso, o legal é ter no seu trabalho um pacotinho de maçãs da Turma da Mônica daquelas de criança, já “lavadas” (eu sempre lavo de novo) e que são menorzinhas.

Uva sem semente

A pior coisa ao comer uma salada de frutas é ficar pegando todos os caroços das uvas, é muito chato. Então, para uma salada sem stress, o melhor é pegar uma caixinha de uvas sem sementes. Eu prefiro comprar na feira, mas o legal das caixinhas de plástico é que já deixam as uvas armazenadas e protegidas contra batidas. Se você estiver com tempo, corte-as na metade!

Manga

Tente não levar mangas muito grandes nem maduras, pois uma vez que cortada, você terá que usar a manga inteira na salada de frutas! Sem falar que no final da semana ela terá passado do ponto.

Kiwi

O kiwi dá uma quebrada no sabor super doce das outras frutas e, além disso, ele aguenta bem mesmo sem ficar na geladeira. E não precisa ser super complicado para descascar quanto você imagina! O vídeo abaixo, mesmo sendo em inglês, ensina direitinho a descascar um kiwi, sem drama, usando apenas a borda de um copo!

Complementos

Suco

Os sucos de caixinha de embalagem individual são perfeitos para essa missão! Escolha seu sabor preferido e despeje sobre as frutas, fica muito mais gostoso e evita ficar tudo seco e enjoativo.

Iogurte

Uma alternativa com mais ~sustância~ ainda é levar potinhos de iogurte desnatado natural e usar 1 pote para cada porção de salada. Isso te deixará sem fome por um tempão, sem contar que fica uma delícia!

Grãos

Ter um pacotinho de granola, grãos, sementes de girassol, chia, etc, é uma ótima ideia para ajudar a dar uma reforçada na sua salada e te sustentar por mais tempo, além de deixar tudo mais crocante!

ingredientes salada de frutas

O que evitar

Há frutas que ficam deliciosas no meio da sua salada, mas que vão transformar a sua vida em um inferno caso você as leve para o trabalho…

Abacaxi

Como cortar? E depois, como conservar? Comprar um abacaxi já descascado parece uma boa ideia, mas ele estraga muito mais rápido.

Morango

É extremamente sensível e se não tiver uma geladeira no seu local de trabalho, esqueça-o. Ou leve pouco para comer tudo no mesmo dia!

Melancia

Preciso falar? RISOS

Laranja

Não é muito prática para descascar/cortar em gomos. Uma alternativa legal seria levar uma mexerica, pois é bem mais simples de preparar. Porém, lembre-se de que a mexerica é uma fruta socialista: um come e todos compartilham.

salada de frutas express

O resto vai do seu bom senso, do que você consegue armazenar e cortar em seu trabalho que não vá fazer muita bagunça nem demorar muito tempo, afinal é uma salada de frutas express.

Você leva alguma fruta para o seu trabalho? Se fizer uma salada de frutas já sabe, eu quero ver! Poste no Instagram com a hashtag #minhamarmitatem 😉

Comente o que achou!

comments

  • Ana Cláudia LC

    Uma estratégia que dá super certo com frutas delicadas, tipo morango: lave, seque no pano de prato, e coloque em um pote forrado com papel toalha, de preferência em cima e embaixo de todas as frutas. Ajuda a não amassar/bater enquanto vc carrega e conserva os morangos lindinhos.

    • Oi Ana! Nossa, obrigada por essa dica! Eu não conhecia, mas realmente deve ajudar muito a chegar no destino com as frutas inteiras e sem nenhuma batida…
      Obrigad!!
      🙂
      Beijos

  • Sandra Peres

    Adoro com iogurte grego ou com creme de leite.

  • Pingback: 7 coisas que estão te impedindo de levar marmita - Minha Marmita Tem()