Minha Marmita Tem

receita de arroz de forno

Receita de Arroz de Forno

Agora que você já aprendeu a fazer o melhor arroz de todos os tempos da última semana – vulgo arroz do meu namorado – você pode pular direto para um dos cheat codes das marmitas: o arroz de forno!

O arroz de forno é uma receita mágica onde você pode colocar tudo o que acha que vai ficar gostoso que fica mesmo! (Ok, talvez se você colocar frutas não fique tão gostoso assim…)

Eu mesma não tenho A Receita de Arroz de Forno da Rebecca, pois cada vez que faço arroz de forno sai de um jeito diferente. Isso acontece porque os ingredientes variam de acordo com a constante máxima o-que-tem-hoje-na-geladeira. Por isso que é ótimo sempre ter arroz congelado! O potinho tá ali no freezer, tem meia dúzia de metade de coisas abertas na geladeira e você não está com vontade de ir ao mercado nem de fazer nada super elaborado (aqui também vale lembrar a importância de certos alimentos que você sempre tem que ter na sua despensa). O arroz de forno também é um ótimo salvador do arroz que ficou empapado ou em blocos.

Tá vendo? Como não gostar de arroz de forno?

Hoje eu fiz arroz de forno para a janta. Mas ele serve perfeitamente bem para a marmita também. Porém, é bom lembrar que para a sua marmita de almoço ele deve ser mais completo, para dar mais ~sustância~. Coloque uma carne ou um frango desfiado junto e leve salada com vários grãos, assim você não corre o risco de passar fome depois, ok?

O que eu tinha na geladeira hoje:

  • ovos
  • batatas
  • presunto
  • queijo branco

(Eu tinha outras coisas também, mas não queria usar mais nada)

A lógica é bem simples:

  • Para nós dois, descongelei somente 1 potinho de arroz, que já estava pronto e com açafrão. Lembre que você vai lotar esse arroz com os outros ingredientes, então colocar mais arroz resultará em arroz de forno QUASE INFINITO.
  • Antes de tudo, liguei o forno no máximo para já ir aquecendo.
  • Cortei a batata em lâminas nem finas nem grossas, enquanto deixei a água ferver. Somente depois que a água ferveu eu coloquei a batata lá por 5 minutos, para amolecer um pouco.
  • Piquei o presunto e o queijo branco em quadradinhos bem pequenos, enquanto a batata estava cozinhando.
  • O segredo principal do arroz de forno de hoje foi o tempero. Temperei pra valer e ficou uma delícia! Usei sal rosa, pimenta do reino, um pouco de pimenta rosa e uma mistura de “cebola, salsa e bacon” que comprei na Zona Cerealista aqui em São Paulo (mas que você encontra na banca de temperos aí na feira da sua cidade).
  • Para quê os ovos? Eu te explico: quando uso bastante queijo amarelo, molho ou azeite na mistura, o arroz fica bem molhadinho e é uma delícia! Dessa vez, não quis usar nada disso e só quebrei 2 ovos em cima do arroz e misturei tudo. Fica bem molhadinho e eu adoro a liga que dá!

arroz de forno

Depois de tudo devidamente temperado e super bem misturado não tem segredo: é só colocar no forno! Eu não coloco papel alumínio nem nada! Como tinha compromisso, deixei apenas 20 minutos no forno alto e foi o suficiente, pois já tinha fervido a batata antes. Olha só como ficou uma beleza:

receita de arroz de forno

Obs: já tinha muita batata então não combinava, mas é sempre legal dar um TCHANS no seu arroz de forno com batata palha em cima, fica bem crocante!

Você também faz arroz de forno? Conta pra mim que ingredientes prefere misturar!

Dica

Se você está morrendo de vontade de comer arroz de forno mas quer consumir menos arroz, também dá para fazer uma mistura de forno. Tem a receita aqui.

Comente o que achou!

comments