Minha Marmita Tem

maiores erros na hora de cozinhar

Maiores erros na hora de cozinhar

Você sabe quais são os maiores erros na hora de cozinhar?

Vi um post muito legal no Food Network e adaptei em português para que você saiba quais são os erros mais cometidos na cozinha e consiga evitá-los para garantir uma refeição bem feita, mesmo se você for um iniciante!

Maiores erros na hora de cozinhar

Misturar demais

Sempre misture as receitas com delicadeza e apenas o suficiente para que os ingredientes fiquem homogêneos, especialmente se você estiver fazendo almôndegas, muffins ou bolos leves.

A não ser, claro, que a receita deixe bem claro que você precisa mexer vigorosamente os ingredientes. Caso contrário, sua comida vai ficar um pouco mais dura do que o normal.

Não deixar o prato descansar antes de ser servido

Você já deve ter visto receitas que pedem para deixar o prato repousando alguns minutos antes de servir. Normalmente isso é recomendado em receitas assadas, como lasanhas e carnes.

Isso serve para que as camadas se assentem ou para que o “suco” da carne seja mais absorvido por ela, ao invés de simplesmente ficar espalhado pela forma.

Cortar a carne no sentido das fibras

Ao cortar um pedaço de carne, analise sua superfície. Você vai encontrar linhas horizontais indo todas no mesmo sentido; essas são as fibras.

Corte a carne perpendicularmente às fibras, para que ela fique macia e úmida. Se você cortar a carne no sentido das fibras, ela vai ficar dura e difícil de mastigar.

Usar uma faca cega

É mais perigoso você se cortar usando uma faca cega do que usando uma faca afiada! Isso acontece porque uma faca cega escorrega com mais facilidade, além de você precisar fazer mais força para conseguir cortar qualquer coisa. Isso aumenta a chance de que ela escape do alvo e acerte sua mão!

Se você não sabe como afiar sua faca em casa, leve-a em algum lugar para ser afiada algumas vezes por ano.

Colocar comida “molhada” na panela

Seque a comida com papel toalha antes de colocá-la na panela para refogar ou selar. Isso evita que seu bife, por exemplo, espirre o óleo e deixa a carne mais sequinha e com uma ótima textura.

Não temperar o suficiente

Não tenha medo do sal nem dos temperos! Comida mal temperada fica sem graça. Use a quantidade certa para realçar o sabor de cada alimento.

Não experimentar enquanto você cozinha

Não adianta temperar apenas uma vez e fazer todo o prato sem ir provando ao longo do processo. Experimentar enquanto você cozinha permite que o tempero e o sal sejam ajustados, deixando o prato final muito mais gostoso!

Não ler a receita

É um erro imperdoável! Leia a receita até o final antes de começar a cozinhar. Mesmo que você goste de adaptar as receitas para deixá-las do seu jeito, você precisa ler todo o passo-a-passo para saber o que te espera!

No post Como fazer uma receita dar certo dou várias dicas como essa, para que você tenha mais chances de acertar de primeira. Clique aqui para ler.

Encher demais a panela

Encher demais a panela diminui a temperatura geral, fazendo com que os ingredientes soltem água e murchem ao invés de ficarem dourados e bem refogados. Não tenha pressa! Se você tem muitos ingredientes, cozinhe em lotes.

Ter medo do calor

Para fazer uma fritura perfeita, deixe a panela esquentar bastante antes de colocar o óleo, e deixe o óleo esquentar bem antes de colocar a comida.

Não tenha medo do calor, mas também tome cuidado, acidentes com óleo são muito dolorosos. É só tomar cuidado e fazer as coisas com calma que tudo vai dar certo!

E aí, você comete alguns desses erros na hora de cozinhar? Conta pra mim!

Comente o que achou!

comments