Minha Marmita Tem

comida congelada

Alimentos que você NÃO pode congelar

Aqui em casa a gente é super fã do freezer: é ótimo deixar algumas coisinhas já preparadas e congeladas em potinhos. É perfeito para quando estamos com pressa ou preguiça de cozinhar a refeição completa, além de nos ajudar a sempre ter algo para comer na hora do desespero.

Porém, existem alguns alimentos que não dão certo desse jeito, ou seja, você não pode congelar, pois quando tirar do freezer e esquentar, eles vão ficar ruins (ou péssimos).

alimentos que não pode congelar

Peguei umas dicas do maravilhoso The Kitchn e traduzi para vocês!

Existem três regrinhas para ter sucesso na hora de congelar comida:

REGRA UM

Um alimento congelado muda de textura quando é esquentado, o que pode causar efeitos desagradáveis. Por isso, se a comida já não estava lá muito gostosa quando estava fresquinha, é melhor não congelar; ela pode ficar pior ainda depois de requentada. Desapega! Melhor ainda: planeje direitinho a refeição antes de prepará-la para evitar desperdícios e veja nossas dicas para a sua receita dar certo!   

REGRA DOIS

Se você vai congelar um alimento cru que tem muita água em sua composição, você nunca poderá comê-lo cru depois de descongelado. Imagine colocar um tomate descongelado e cru na sua salada? NÃO DÁ CERTO! Porém, se você vai usá-lo para cozinhar algo, fazer um suco ou alguma outra coisa, tudo bem. Alimentos como pepinos, laranjas e melancias formam cristaizinhos quando congelados, o que deixa sua textura bastante estranha na hora de descongelar.

REGRA TRÊS

Cuidado com o leite! Iogurtes, alguns queijos, mousses, flans e outros alimentos que têm o leite em grande parte de sua composição costumam ficar coalhados depois de descongelados.

Essas não são regras radicais!

Se você não se importa muito em ter a textura da comida alterada depois do congelamento/descongelamento, não tem problema nenhum, ok? É mais uma questão de gosto e de se adaptar! Tem gente que congela purê de batatas, mas eu aprendi do pior jeito que NÃO PODE CONGELAR BATATAS, pois quando descongelei algumas marmitas que tinham esse ingrediente, elas viraram a coisa mais nojenta do mundo.

como congelar comida

O The Kitchn também fez uma listinha rápida de alimentos que você não pode congelar:

Vegetais

Salsão, pepino, cebola, pimentas (principalmente a verde), batata, rabanete, moyashi (broto de feijão) e folhas verdes.

Frutas

Maçã, uva (comer congelada ou colocá-la congelada em bebidas, águas aromatizadas ou sucos fica uma delícia! Mas não tente esperar ela descongelar para comer!), mexirica, limão, laranja e melancia. Raspas cítricas (de limão e laranja) podem ser congeladas.

Laticínios e ovos

Queijos (principalmente os mais macios), cottage, cream cheese, mousse, flan, ovos, maionese, sour cream e iogurte.

Ervas

Manjericão, cebolinha, salsinha, entre outros, não devem ser congelados inteiros no maço.

Contrariando algumas das dicas aí de cima, nesse post aqui tem uma tabelinha com o jeito certo de congelar alguns legumes. Eu faço isso direto com couve-flor e brócolis! 😉 

congelar couve flor

E aí, o que dessa lista você congela sim senhor e não tem problema nenhum? E o que você já congelou que deu super errado? Conte pra gente!

Comente o que achou!

comments

  • Jé Bonizzi

    Batata eu congelo sempre!
    Sempre descasco, pico em quadrados e pré cozinho por uns 10m
    Deixo escorrer até secar e congelo!
    É uma mão na roda pra fazer aquele purê cd última hora!

    • Hmmm bom saber! Mas fica boa só para o purê ou para fazer de outras formas também?
      Sempre que congelei aqui foi terrível na hora de requentar, parecia um isopor e não conseguimos comer 🙁

  • Pingback: 7 coisas que estão te impedindo de levar marmita - Minha Marmita Tem()

  • Isadora Alcântara

    Eu congelo cenoura crua ralada, mas ja tentei congelar repolho cru e não deu certo, a couve eu também congelo, porém picada e refogada, vim procurar saber se poderia congelar beteraba ralada, mad terei que fazer o teste

    • Oi, Isadora!
      Hmmm eu acho que se a cenora crua ralada dá certo, a beterraba também deve dar. Vale fazer o teste! 😉

  • Pingback: Comece por aqui - Minha Marmita Tem()