Tipos de tomates e como usá-los
Assim como as batatas, também existem vários tipos de tomates e cada um deles pode ser usado em receitas específicas. Pois é, o tomate não é para ser usado apenas em saladas e molhos, mas você também pode fazer tortas, espetinhos, acompanhamentos e até drinks!
Não é proibido usar o tipo “errado” de tomate em alguma receita, mas se você usar o mais indicado, sua comida ficará mais saborosa!
Conheça os tipos de tomates e para que serve cada um
Tomate Carmem
Como é: bem firme e normalmente grande, sendo de um vermelho claro um pouco amarelado. Seu sabor não é muito forte e é um pouco aguado. Ele é o tomate mais consumido no Brasil e também é conhecido como “tomate longa vida” pois dura bastante tempo na geladeira sem estragar.
O que fazer com tomate carmem: ele é ótimo para saladas e para ser recheado e feito no forno, pois é firme e não vai desmanchar.
O que não fazer: nunca use o tomate carmem para fazer molhos, pois ficarão aguados e sem sabor.
Tomate Caqui
Como é: ele é mais mole do que o tomate carmem, bastante avermelhado e costuma ser bem grande (alguns têm quase 500 gramas). É saboroso, mas não é adocicado.
O que fazer com tomate caqui: saladas, vinagretes e espetinhos de tomate, mussarela de búfala e manjericão ficam ótimos com esse tomate.
O que não fazer: molhos não ficam bons com tomate caqui e também não é bom serem assados recheados, pois são moles e vão desmanchar.
Tomate Holandês
Como é: o tomate holandês é um pouco mais difícil de ser encontrado em todos os mercados, por isso pode ser um pouco mais caro. É vendido em ramos com várias unidades, normalmente em bandejas (uma curiosidade: ele fica nos ramos para continuar amadurecendo após a colheita; por isso é importante escolher ramos bem verdinhos na hora de comprar, se estiver meio marrom é porque está velho). É bastante adocicado e pouco ácido, muito usado na fabricação de ketchup.
O que fazer com tomate holandês: fica ótimo em saladas e em receitas quentes como risotos. É melhor quando usado bastante maduro, pois fica mais saboroso. Também pode ser usado para fazer molhos.
O que não fazer: não encontrei nenhuma contra indicação do que não fazer com tomate holandês, mas como ele precisa ser usado mais maduro, eu não tentaria fazer ele inteiro recheado.
Tomate Débora
Como é: ele é um tomate bastante coringa, sendo usado para várias receitas, inclusive molho (ele não é tão bom quanto o italiano, mas serve para substituir). Tem mais água e sementes do que os outros tomates e é menos ácido que o tomate carmem.
O que fazer com tomate débora: super indicado para fazer tomate seco, também é bom para saladas e molho de tomate.
O que não fazer: como tem mais água do que os outros, tome cuidado na hora de fazer receitas que precisam ficar sequinhas.
Tomate Italiano
Como é: um dos mais fáceis de reconhecer no mercado, pois é super longo. É o melhor tomate para fazer molho, pois é menos aguado, carnudinho, menos aguado e com menos sementes do que os outros. É bem doce e seu sabor é forte, porém é bem sensível e costuma estragar rápido.
O que fazer com tomate italiano: molho de tomate, claro! Mas também é ótimo para os famosos drinks Blood Mary, suco de tomate e também tomate seco.
O que não fazer: não achei nada que não possa ser feito com o tomate italiano, por isso, para mim, ele é um dos mais versáteis (e deliciosos)!
Tomate Cereja
Como é: docinho e com sabor bem forte, o tomate cereja parece uma esfera pequena em miniatura, ou melhor, parece uma cereja, bem lisinho e quase nunca tem rachaduras. É bem aguado e refrescante e fica lindo para decorar saladas, espetinhos e outros pratos.
O que fazer com tomate cereja: saladas, canapés, entradas, tira-gostos, massas e risotos.
O que não fazer: por ser aguado, não fica muito bom em molhos ou sucos.
Tomate Sweet Grapes
Como é: bem mais doce e carnudo que o tomate cereja, o sweet grape é uma variação dos tomatinhos. Costuma ser bem mais caro e parece uma miniatura do tomate italiano.
O que fazer com tomate sweet grape: fica perfeito em pratos frios, combinado com ervas e queijos, por causa do seu sabor. Por experiência própria, também fica muito bom feito no forno com alecrim, sal e azeite!
O que não fazer: molhos e sucos feitos com tomates pequenos vão dar muito trabalho. Use-o para as outras receitas!
Benefícios do tomate
Algumas pessoas não podem consumir tomate demais, por conta da sua acidez. Porém, para quem pode, ele é ótimo e tem muitos benefícios. Vou citar apenas alguns:
- redução do risco de câncer de próstata em 40%
- prevenção de vários outros tipos de câncer, como pâncreas e pulmão
- melhora a saúde cardiológica, melhorando a circulação
- vitamina A
- vitamina C
- vitamina E
- beta-caroteno
- manganês
- potássio
Como escolher o melhor tomate no mercado?
Eles devem estar brilhantes, sem rachaduras ou manchas. Para saladas, os tomates mais firmes são os melhores. Porém, não devem ser totalmente duros e claros demais, pois isso indica que não estão maduros.
Para escolher tomates para fazer um molho, escolha os vermelhos mais escuros e macios. Mas atenção: isso não significa que devem estar moles quase estragando, apenas macios, ok?
Você conhece outros tipos de tomate? Qual sua receita preferida?
Leave a Reply