Minha Marmita Tem

como aproveitar os talos do brocolis

Receita de vinagrete de talo de brócolis com quinoa

Comprou um brócolis ramoso e não sabe o que fazer com o tanto de talo que sobrou? O vinagrete de talo de brócolis com quinoa é uma solução gostosa e que evita o desperdício!

Eu adoro vinagrete, seja o tradicional de cebola e tomate ou aquele que vem junto do pastel da feira com cebola, tomate e repolho picado… (Aliás, onde você mora o vinagrete da barraca do pastel tem repolho ou não?). Por isso, sou suspeita para falar, mas adoro essa receita de vinagrete de brócolis e quinoa! 

Nela, vamos usar o talo do brócolis ramoso, que é aquele com os talos mais finos e compridos e arvorezinhas do topo um pouco mais gordinhas. Muitas vezes, usamos as arvorezinhas para fazer yakisoba ou comer refogadas na marmita e sobra um monte de talo. Para não jogar fora, corto em pequenas rodelas e congelo, pois rende bastante. Com o talo do brócolis é possível fazer receitas como este vinagrete ou então bater com outros legumes para fazer sopas e até mesmo usar no molho do macarrão.

Essa receita é super fácil, além de ser cheia de fibras e proteínas!

Ingredientes

  • ½ copo de quinoa em grãos
  • 150 gramas de talo de brócolis ramoso picado em rodelas
  • 1 cebola grande
  • Para temperar: azeite, vinagre de álcool, sal, salsinha, chimichurri e pimenta do reino

Modo de preparo

  1. Antes de tudo, para tirar a acidez e evitar dores de estômago, corte a cebola em cubos pequenos e deixe de molho num pote com água gelada até os momentos finais da receita;
  2. Coloque a quinoa para ferver com 2 copos de água. Assim que levantar fervura, diminua o fogo e deixe de 10 a 15 minutos. Ela vai inchar e ficar soltinha;
  3. Escorra numa peneira e passe água corrente para resfriá-la;
  4. Cozinhe o talo de brócolis já picado: pode ser mais ou menos 10 minutos no vapor com a panela tampada ou então, se você prefere ele bem crocante, apenas refogue numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, mexendo bem para não queimar, até ficar no ponto que você gosta;
  5. Escorra a cebola numa peneira e passe água corrente rapidamente;
  6. Numa tigela, misture todos os ingredientes com os temperos ao seu gosto. Por aqui, usei chimichurri, que eu adoro, mas não é obrigatório na receita. Se você gosta de um vinagrete mais apimentado, pode usar uma pimenta mais forte conforme sua preferência.
  7. Como todo vinagrete, ele fica bem mais saboroso depois de algumas horas, quando os ingredientes absorveram todo o tempero.
  8. Misture bem na hora de servir e bom apetite!

Dicas:

Nessa receita, os talos de brócolis substituem o tomate do vinagrete. Porém, se você não vive sem tomate, pode adicionar também, assim o vinagrete vai render bem mais!

Esse vinagrete pode acompanhar carnes, saladas, legumes, lanches… Eu, por exemplo, gosto de usar como acompanhamento para cuscuz ou então junto de uma panqueca de mandioca que faço às vezes para o café da manhã!

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply