Qual a diferença entre manteiga e margarina?
Quem nunca foi comer um lanche na casa de um conhecido, pediu a manteiga e recebeu um pote de margarina?
Será que é tudo a mesma coisa? Qual será a próxima reportagem que as revistas de saúde vão soltar? Quem é o vilão?
Afinal, existe diferença entre manteiga e margarina?
A manteiga existe desde a antiguidade e é a base de muitas receitas de confeitaria. Ela adiciona textura, melhora o sabor e serve inclusive para dar brilho às preparações.
Como a manteiga é feita?
Ela é feita de leite de vaca e, quanto maior a qualidade da alimentação da vaca e, por consequência, qualidade do leite, melhor ficará a manteiga.
Ela é de origem totalmente animal: a gordura do leite é separada do resto dos componentes, obtendo-se a nata. Essa nata é batida até ficar cremosa e passa pelo processo de pasteurização, ou seja, esterilização para evitar o surgimento de bactérias. Após isso, a manteiga ainda passará por alguns outros processos para ficar com a consistência e durabilidade que conhecemos.
Curiosidade: gasta-se em média 20 litros de leite para produzir 1kg de manteiga.
Como a margarina é feita?
Já a margarina provém de gordura vegetal e não animal, como a manteiga. Porém, para conseguir chegar no sabor e consistência que conhecemos, o óleo vegetal é submetido a um processo de hidrogenação: partículas de hidrogênio são incorporadas à margarina em temperaturas elevadíssimas, de maneira artificial.
Esse processo também acaba transformando a gordura insaturada em gorduras saturadas e trans saturadas, a temida gordura trans.
Mas então qual é melhor? Qual a diferença entre manteiga e margarina?
Enquanto a manteiga é produzida através de um processo totalmente natural e feita a partir de gordura animal, a margarina é fabricada em um processo químico aplicado à óleos vegetais.
Por um tempo, acreditou-se que a margarina era melhor do que a manteiga, pois a quantidade de calorias e colesterol presentes na manteiga realmente é maior. Porém, a margarina é muito mais nociva à saúde pois, apesar de ter ligeiramente menos calorias, é um alimento ultraprocessado e com gordura trans.
Independente da escolha, saiba que o ideal é consumir os dois produtos com parcimônia: o exagero de qualquer um deles elevará o colesterol.
Ah, e mais uma dica: para sua receita dar certo, nunca substitua manteiga por margarina, principalmente em receitas doces! A composição das duas é muito diferente e a margarina se comporta de maneira totalmente diferente da manteiga.
Leave a Reply