Prós e contras dos tipos de marmitas
Você já ficou em dúvida sobre qual o melhor pote para levar marmita? Tem diversos potes em casa mas nunca sabe qual escolher para levar seu almoço?
Listei os prós e contras de todos os tipos de marmitas para te ajudar a decidir!
Para isso, considerei os principais tipos de potes que já vi por aí:
- Pote de plástico
- Pote de vidro
- Pote de bentô
- Pote hermético
Pote de plástico
Prós:
É o mais comum e, muitas vezes, o mais barato e mais fácil de achar.
Os potes de plástico para marmita podem ser transparentes, coloridos, redondos, quadrados, com divisória ou sem. Dá para encontrar de várias marcas, formatos e preços, principalmente em supermercados e lojas de utilidades do lar.
Como a variedade de tamanhos é enorme, é muito fácil encontrar potes pequenos que servem perfeitamente para armazenar e congelar porções menores.
Quase sempre vêm em kits com várias unidades em promoção. Por causa disso, se um estragar, você não precisa sair correndo para comprar outro, pois com certeza terá vários em casa ainda sem uso.
Contras:
Comprar potes de plástico baratos demais pode ser um risco. Além de frágeis e molengas, a maioria contém bisfenol-A, um composto químico perigoso que pode até causar câncer!
> Clique aqui para saber mais sobre o bisfenol-A <
Por isso, é preciso ficar muito atento na hora de comprar. Se na embalagem não estiver descrito que é BPA-free, o melhor que você faz é procurar outra marca!
Além disso, potes de plástico são menos resistentes, podendo lascar, rachar ou quebrar com muita facilidade.
O plástico também apresenta outra desvantagem: pega cheiro e mancha com mais facilidade. Se você levar uma refeição com molho de tomate ou não caprichar na lavagem do pote, rapidinho ele vai ficar encardido e com cheiro ruim.
Caso você tenha o hábito de esquentar sua comida dentro do próprio pote de plástico, fique atento! Alguns potes não podem ser levados ao microondas, o que deve estar indicado em sua embalagem.
Pote de vidro
Prós:
Ao contrário dos potes de plástico, os potes de vidro são bem mais fáceis de limpar, custando a manchar ou pegar cheiro da comida.
Ainda sobre sua limpeza, eles são mais práticos, pois podem ir na máquina de lavar-louça sem estragar!
Ao contrário dos potes de plástico, nenhum pote de vidro possui BPA. Porém, fique atento aos potes de vidro com tampa de plástico: se você quer fugir do Bisfenol-A, certifique-se de que a tampa seja livre da substância.
Contras:
Um pote de vidro é mais pesado do que um pote de plástico, o que pode dificultar seu transporte.
Ele também deve ser manuseado com muito mais cuidado, já que pode quebrar ao escorregar das mãos, coisa que não acontece facilmente com um pote de plástico.
Você deve redobrar a atenção ao esquentar sua comida diretamente numa marmita de vidro: ao tirar do microondas, NUNCA coloque o pote diretamente sobre um balcão de pedra ou mesa de vidro. A pedra e o vidro são mais geladinhos, causando um choque de temperatura que fará seu pote de vidro explodir!
Além disso tudo, potes de vidro são mais caros e nem sempre têm tampas que fecham bem.
Pote de bentô
Prós:
Como bentô nada mais é do que a marmita japonesa, qualquer pote pode servir. Mas vemos muitas variações: plástico ou vidro e até mesmo de cerâmica!
Eles são diferentes do que a gente costuma ver por aí e mesmo os modelos mais básicos já surpreendem.
Os japoneses são conhecidos pelo cuidado com os detalhes e perfeição estética, então os potes de bentô têm desenhos, cores e formatos que deixam a refeição mais prazerosa, além de divisórias inteligentes que permitem levar a comida sem misturar.
Muitos deles têm tampas mais resistentes ou travas para garantir que o fechamento do pote seja perfeito.
Contras:
Eles são um pouco mais difíceis de encontrar, principalmente fora dos grandes centros. O mais indicado é procurar mercados ou lojas orientais ou então pesquisar na internet.
Por conta disso, podem ser mais caros que os potes comuns de plástico.
Outra coisa que é preciso levar em consideração: potes de bentô costumam ser enormes! Então, cuidado para não encher de comida até o topo; muitas vezes, ao transferir a comida do pote para o prato, você vai ver que a quantidade que cabe lá dentro é imensa!
Fechamento hermético
Prós:
Potes com fechamento hermético, independente do seu material, são perfeitos para quem não quer arriscar derramar nenhum líquido na bolsa!
Graças à borracha presente na tampa, seu fechamento proporciona isolamento total entre a comida e o ar.
Além de evitar derramar líquidos, os potes com fechamento hermético conservam o sabor e textura dos alimentos por mais tempo.
Contras:
Potes herméticos são bastante caros! Analise bem as opções e escolha o melhor custo-benefício para você.
Por isso, tome cuidado para não danificar sua tampa, pois qualquer milímetro que a borracha entorte já é o suficiente para entrar ar no pote e o sistema não funcionar mais.
Quais tipos de marmitas você prefere e usa com mais frequência? Ficou faltando algum tipo de pote? Me conta!
[Capa: iStock]
Leave a Reply