Principais tipos de arroz
Cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao seu valor nutritivo ou na mudança de sabor. Conheça mais sobre cada variedade e tenha vários tipos de arroz na hora de montar seu cardápio.
Arroz agulha
É o arroz branco, mais consumido no Brasil. Ele também é chamado de arroz polido pois sua casca é retirada na fabricação. Por causa disso, o que sobra praticamente é só o amido, sendo esse o arroz menos nutritivo de todos.
Apesar disso, é o mais fácil de achar, mais barato e de preparo mais rápido, por isso que é o arroz mais consumido no país.
Dica: para aprender a fazer um arroz branco perfeito, veja este post.
Arroz integral
O arroz integral não é um tipo diferente de arroz: é a mesma variação do arroz agulha, porém ele não foi descascado em sua produção.
Assim, ele tem até 3 vezes mais fibras do que o arroz branco, mais magnésio e a presença das vitaminas A, B1, B2, B6 e B12.
Ele também é fácil de ser encontrado no mercado, porém é um pouco mais caro do que o arroz agulhinha.
Por ter casca, seu sabor é mais forte e ele demora mais tempo para cozinhar.
Dica: ao seguir qualquer receita de arroz integral, experimente o grão quando a água da panela secar. Se ainda estiver duro, coloque água aos poucos e deixe no fogo baixo, sempre acompanhando o ponto do arroz.
Arroz parboilizado
O processo de produção do arroz parboilizado é um pouco diferente e deixa ele pré-cozido: ele é fervido com casca, o que faz com que seus nutrientes e minerais passem da casca para o interior do grão.
Porém, como é vendido sem a casca, seu cozimento em casa é bastante rápido por ser pré-cozido. Costuma ser fácil de achar nos mercados e lojas de produtos naturais.
Arroz cateto ou arroz japonês
O arroz cateto também é conhecido como japonês pois é a base dessa culinária. Ele tem muito mais amido do que os outros tipos e os grãos são bastante curvados e curtinhos.
Depois de cozidos, ficam bastante macios e cremosos por causa do amido, dando o efeito “grudado” que vemos em receitas orientais.
Também existe a versão integral do arroz cateto, que assim como o arroz integral “normal”, também precisa ser cozido por mais tempo.
Arroz arbóreo
É o arroz mais famoso para o preparo de risotos, pois contém bastante amido, o que o torna mais cremoso quando preparado. Ele também absorve muito facilmente os temperos, fazendo com que fique bem saboroso quando preparado com um caldo bem condimentado.
Ele é vendido sem casca, por isso não tem muito valor nutricional. Seu preço é bem elevado, porém, em compensação, rende bastante quando preparado.
Dica: clique aqui para aprender a fazer risoto.
Arroz basmati ou arroz indiano
De origem indiana, é um arroz com bastante personalidade: é aromático e tem um gosto próprio, sendo recomendado não usar nenhum tempero ao prepará-lo. Harmoniza muito bem com pratos condimentados com curry.
Seus grãos são bastante compridos e é possível cozinhá-lo sem adicionar muito óleo, pois é um arroz que não gruda facilmente.
O arroz basmati também existe na versão integral e, para encontrar tanto ele quanto a versão normal, você deve procurar uma loja de produtos indianos ou orientais. Não confunda com o arroz de jasmim, que também é bastante perfumado.
Arroz vermelho
O arroz vermelho surgiu originalmente na China. Como ele é apenas parcialmente polido, não perdeu seu valor nutricional, e apresenta muito mais ferro e zinco do que o arroz branco, além de ser rico em monocolina, que ajuda a reduzir o colesterol ruim.
Pode ser feito do mesmo jeito que o arroz normal e é relativamente fácil de achar. Seu gosto é um pouquinho defumado e fica perfeito com carnes brancas!
Arroz negro
Pode parecer estranho comer um arroz que é preto, mas ele é riquíssimo em nutrientes: tem antioxidantes, vitaminas, proteínas e fibras, o que previne o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Incrível, né? Ah, e ele não é tingido, nasceu assim mesmo!
Sua textura é bem firme, al dente, não ficando tão mole quando preparado, seu sabor também é bem mais forte, por isso combina mais com receitas mais caprichadas, como frutos do mar, carnes exóticas e peixes saborosos.
Eu já fiz aqui em casa uma vez e servi com peixe e tomates assados, ficou muito gostoso e é ótimo para deixar sua refeição com um toque especial.
Arroz selvagem
Esse tipo de arroz não é tão comum ainda no Brasil, porém é bastante consumido na China, Canadá e Nova Zelândia.
Por incrível que pareça, ele não é um arroz de verdade, mas um tipo de gramínea. Tem um sabor mais doce e cheiro de ervas, é escuro e bem longo, 3 vezes maior do que o arroz branco.
Ele é muito nutritivo, rico em fibras e proteínas e quase sem gorduras. Fica bem com carnes exóticas como pato ou carnes de caça (por exemplo: javali) e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
Arroz de jasmim
Fácil de ser confundido com o basmati, o arroz de jasmim também é bastante perfumado e é até considerado um dos arrozes mais aromáticos do mundo. Porém, não é tão cremoso quanto o basmati.
Ele também é conhecido como arroz thai, pois tem sua origem na Tailândia, mas não é tão fácil de encontrar para comprar em mercados comuns.
Arroz bomba
Apesar do nome estranho, o arroz bomba é o mais indicado para o preparo de paella. Seu grão é curtinho e absorve bastante a água de cozimento, ideal para um prato seco como a paella. Também fica muito bom com carnes brancas e peixes.
Se você não encontrar arroz bomba para fazer paella, pode substituí-lo pelo arroz arbóreo.
Esses são os principais tipos de arroz que citei, porém existem muitos outros que são típicos de certas regiões e bastante difíceis de encontrar no Brasil.
Ficou com vontade de experimentar algum arroz diferente? Me conte quais os seus tipos de arroz preferidos!
Alimentos que não estragam - Minha Marmita Tem
14 de abril de 2018 at 12:11[…] > Dica: clique aqui para conhecer os principais tipos de arroz e qual prato fazer com cada um deles. […]