Minha Marmita Tem

como montar uma marmita perfeita

Os mandamentos da marmita perfeita

Está cansado de marmita com cara de comida velha, sem graça, murcha ou de comer bife sola de sapato? Descubra os mandamentos da marmita perfeita e nunca mais fique triste de saber que tem marmita pro almoço!

Planeje as refeições

Planejar o que você vai preparar para as marmitas da semana é ótimo por vários motivos, seja aproveitar o que você ainda tem na geladeira, evitando desperdícios e economizando na hora das compras, ou seja para garantir que seu cardápio vai ser interessante, com comidas que você gosta e são nutritivas, e não somente com o que tinha sobrando por aí.

Monte marmitas coloridas

Marmita feita em casa é diferente de marmitex comprada: você não precisa lotar de arroz, colocar um pouco de feijão e um bife.

Como você está preparando sua própria comida, é hora de investir em legumes e verduras para enriquecer o seu prato. Quanto mais colorida sua marmita, melhor!

Evite frituras e bifes

As frituras (especialmente aquelas que são empanadas) tendem a perder a crocância e ficarem moles. Por isso, é melhor levar alimentos cozidos ou assados, que se dão melhor com o processo de refrigeração – reaquecimento. 

O contrário acontece com os bifes inteiros: eles ficam mais duros e secos ao serem requentados. A alternativa é levar a carne picada ou cortada em tiras para resistir melhor na hora de esquentar sua marmita. Saiba mais sobre como levar carne na marmita. 

Comida úmida resseca menos

Da mesma forma que um bife inteiro resseca ao ser requentado, alimentos que já são secos ficarão ainda mais secos quando levados ao microondas. Para evitar uma marmita esturricada, escolha pratos ou ingredientes com mais molho.

Por exemplo: feijão com pouco caldo fica super seco quando esquentado no microondas. Por isso, coloque um pouquinho mais de caldo na marmita.

Não leve macarrão já com molho

Quando você deixa o macarrão com molho guardado no potinho, até o momento do consumo ele vai ficar absorvendo todo o molho. O resultado vai ser um macarrão seco e, em muitos casos, se despedaçando com facilidade. 

Leve o molho em um pote separado ou use o truque de levar macarrão no pote de palmito, com o molho embaixo e a massa em cima. Na hora de comer, é só agitar o pote e colocar num prato, misturando a massa e o molho antes de esquentar.

Leve a salada separada

Jamais coloque sua salada no mesmo pote da comida que vai ser esquentada. Ela deve ser armazenada separadamente e existem duas opções: leve a salada num pote e tempere na hora (seja com temperos que você guarda no seu trabalho ou levando um potinho menor com o tempero para colocar por cima na hora do consumo) ou então fazer salada num pote tipo de palmito com o tempero por baixo e os ingredientes da salada em camadas separadas. Aqui neste link tem tudo o que você precisa saber sobre salada no pote! 

Tente evitar pratos com leite, maionese e iogurte

A textura e o cheiro deles podem ficar um pouco estranhos ao ficarem uns dias na geladeira ou ao serem requentados.

Se você quiser muito levar um prato com um desses ingredientes, prefira cozinhar no dia anterior e já consumir no dia seguinte, sem deixar muito tempo na geladeira.

Cuidado para a marmita não estragar!

Se não tem geladeira no seu local de trabalho, evite marmitas que tenham cenoura, ovos, creme de leite, maionese, peixe e outros alimentos que estragam rápido. Muito mais do que apenas passar mal depois de comer, você pode ter uma intoxicação alimentar mais perigosa se ela não for refrigerada até o momento do consumo. Veja aqui outras dicas para sua marmita não estragar. 

Use uma lancheira térmica

Vale a pena investir em uma lancheira térmica para transportar sua marmita de casa para o trabalho! Além de proteger contra vazamentos, ela também irá manter a temperatura da comida durante o transporte. Outra vantagem: caso não tenha geladeira no seu trabalho, é possível deixar a marmita dentro da lancheira térmica bem fechada junto de uma bolsa de gel congelado.

Evite potes com BPA

BPA, ou Bisfenol A, é uma substância usada na fabricação de plásticos e presente em muitos potes de comida. O que é totalmente errado, pois é uma substância tóxica e que não deveria estar em contato direto com o alimento. Por isso, procure usar potes de vidro ou então de plástico sem BPA. Clique aqui para saber qual pote escolher para sua marmita.

E aí? Preparado para fazer uma marmita perfeita?

 

Capa: Qi Bin (Unsplash)

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply