Guia para organizar a despensa
Ter uma despensa organizada e prática é muito importante para quem cozinha sua própria marmita.
Não apenas pelo quesito da organização,para saber onde encontrar tudo, mas também por um simples motivo:
quando você consegue visualizar todos os ingredientes e alimentos da despensa, sabe o que está faltando ou sobrando, comprando somente o necessário e evitando o desperdício de alimentos.
Ou seja, está mais do que na hora de você saber como organizar a despensa, por isso trouxe algumas dicas para você aproveitar um fim de semana ou dia livre para começar a arrumação. Você não vai se arrepender!
Como organizar a despensa:
Use potes e vasilhas
Abuse das vasilhas, engradados e potes herméticos para armazenar todo tipo de alimento: desde farinha, açúcar, cereais até temperos e arroz.
É melhor que os potes sejam de vidro e não de plástico, pois como os alimentos ficarão armazenados lá por muito tempo, um recipiente de plástico poderia ficar manchado, com cheiro ou até mesmo mais úmido, prejudicando a conservação do que você colocar nele.
É importante que os potes para organizar a despensa sejam herméticos, ou seja, com borrachas para vedar bem a tampa e impedir a saída ou entrada de ar, conservando os alimentos por muito mais tempo.
Podem custar um pouco mais caro, mas são um investimento que vale a pena! Procure nas lojas de sua cidade se é possível comprar no atacado, já que você vai usá-los praticamente em toda a despensa.
O melhor benefício de usar potes e vasilhas transparentes é que você consegue medir facilmente o estoque da sua despensa, bastando apenas dar uma olhada geral para saber o que está quase acabando para comprar mais no mercado.
Coloque etiqueta em tudo
Identifique o que tem dentro de cada pote, por mais óbvio que pareça. Assim, qualquer pessoa poderá facilmente encontrar o que procura na despensa.
Dá para fazer rótulos super legais com papel contact preto fosco, clique aqui para ler o post onde eu mostro os rótulos dos meus potes de tempero.
Também é legal colocar um adesivo abaixo do nome do produto com sua data de validade, já que ele não estará mais na embalagem original.
Separe os alimentos por áreas
Isso vai facilitar muito sua vida na hora de procurar alguma coisa na despensa!
Separe de acordo com sua rotina e necessidades, como por exemplo: biscoitos salgados, biscoitos doces, temperos, tipos de arroz diferente (se você gosta de comer além do arroz branco), feijões e leguminosas como lentilha, cereais, farinhas, óleos e azeites, leites, vegetais, etc.
Vale dizer que é melhor deixar os produtos que você usa com mais frequência nos andares que ficam na altura dos olhos ou fácil alcance das mãos.
Você pode até deixar um canto especial para seus potinhos de marmita e lancheiras térmicas 😉
Aproveite o espaço vertical
Se as prateleiras da sua despensa ou armário são altas e você sente que está sobrando muito espaço, saiba que que dá para aproveitar o vão que sobra!
Em lojas de utilidades domésticas ou mercados dá para encontrar mini estantes empilháveis que vão facilitar sua vida:
Iluminação da despensa
A despensa deve ser em um local seco e arejado, protegido da luz direta e calor excessivo, pois isso faz com que os alimentos estraguem mais rapidamente.
Por outro lado, não deve ser um local sombrio e mal iluminado.
Se ela for num local sem fiação de luz, opte por lâmpadas de LED com baterias para poder enxergar melhor ao escolher seus ingredientes.
Cuide da limpeza
É muito importante manter sua despensa limpa. Com ela mais organizada, isso ficará bem mais fácil, mas ainda é preciso prestar atenção especial na hora de limpar esse local.
Cuidado ao usar produtos de limpeza e desinfetantes fortes demais que podem cair em algum alimento e estragá-lo. O ideal é retirar as coisas de cada prateleira antes de limpá-la e devolver tudo só depois de seco.
Mesmo com preguiça, não deixe de fazer uma limpeza mais completa pelo menos 1 vez por mês, pois a despensa é um local muito propício ao surgimento daqueles bichinhos pretos que se espalham aos milhares pelos grãos secos.
Para evitá-los, confira sempre seus potes (viu a importância de ter potes herméticos e não deixar os alimentos nas embalagens originais?) e a data de validade das coisas.
Eu, particularmente, acredito que certos grãos, temperos e farinhas podem ter uma validade muito maior do que o descrito na embalagem, apenas é preciso conferir sua aparência, cheiro e textura antes de arriscar usá-los.
Além de jogar as coisas estragadas fora, fazer uma ronda periódica na despensa ajuda a lembrar de ingredientes que ficaram esquecidos por lá, dando a chance de você testar novos pratos e não deixar eles estragarem.
Você tem algum outro jeito de organizar a despensa?
Leave a Reply