Minha Marmita Tem

dicas para substituir arroz nas refeições

Dicas para substituir o arroz na sua alimentação

Nas últimas semanas, temos acompanhado os preços do arroz subirem rapidamente. Um ingrediente que é a base da alimentação brasileira agora se tornou inviável para muitas pessoas.

Por que o arroz está tão caro?

Existem vários fatores econômicos e políticos que influenciam no preço dos alimentos. O principal deles, para explicar esse aumento do preço do arroz, é a desvalorização do real, que faz com que seja mais vantajoso para os produtores venderem para fora, pois o preço do nosso arroz fica mais barato e, por isso, mais competitivo para ser exportado.

Como todo o arroz está sendo vendido para outros países, “sobra” pouco arroz para ser vendido dentro do próprio Brasil, por isso ele fica mais caro.

Como substituir o arroz nas refeições?

A primeira ideia de muita gente é trocar o arroz por macarrão. Porém, apesar de eu mesma amar macarrão, isso pode não ser muito legal, por exemplo: o macarrão normal que encontramos no mercado contém glúten e, se você tem alergia ou intolerância, é uma péssima ideia. Macarrão sem glúten é um pouquinho mais difícil de encontrar e também é mais caro que o normal. 

Mas e aí, como trocar o arroz nas refeições e fugir do macarrão? Trouxe algumas dicas:

Ingredientes no mesmo grupo alimentar do arroz

Se você quer substituir o arroz por ingredientes dentro da mesma categoria, deve escolher itens do mesmo grupo alimentar. O arroz está no grupo alimentar dos cereais e, junto com ele, estão: 

  • Milho
  • Trigo
  • Aveia
  • Centeio
  • Linhaça

Com isso, você pode elaborar pratos que usem esses ingredientes ao invés do arroz, como cuscuz de milho ou tabule com trigo.

Outros tipos de ingredientes

Se além desses, você quiser variar e usar outro tipo de alimento, você pode escolher carboidratos, legumes ou grãos, por exemplo:

Confira algumas receitas sem arroz

Separei algumas receitas que já apareceram aqui no blog e que não precisam de arroz. Para compor um prato mais completo e que dê saciedade, recomendo incluir mais legumes e verduras na hora de montar o prato!

Mistura de forno

Dá para fazer com linguiça, presunto picado, atum ou até mesmo sem nenhuma carne. Clique para abrir a receita.

Saladas no pote

São ótimas para os dias mais quentes e nenhuma delas leva arroz. A variedade de ingredientes que você pode colocar na sua salada é enorme, inclusive algumas levam macarrão. Descubra sugestões para a semana inteira ou veja uma receita totalmente sem carne.

Salada de ratatouille com quinoa

A quinoa é um grão que dá bastante saciedade e pode ser uma boa substituta para o arroz e essa receita leva tomate, berinjela, abobrinha e pimentão. Aprenda a receita!

Lasanha de berinjela e tabule sem glúten

Uma marmita inteira sem glúten, com lasanha de berinjela e um tabule que leva quinoa ao invés de trigo. Veja a receita completa.

Frango com mostarda ao forno

Frango assado com batatas, perfeito para ser consumido com uma salada ou legumes de acompanhamento e não leva arroz. Saiba como fazer.

Batatas ao murro

Uma variação no preparo das batatas, numa receita que fica super gostosa! Neste link eu te ensino a fazer.

Tortilla

Essa receita leva apenas dois ingredientes: batatas e ovos! Aprenda a receita, que é super fácil!

Omelete de forno

Ideal para ser feito misturando qualquer legumes que você tenha em casa! Veja o passo-a-passo do omelete.

Salada de bifum

O bifum é aquele macarrão fininho feito de arroz. Deixei ele por último pois talvez seu preço fique mais alto agora. Porém, se conseguir comprar, ele é ótimo para fazer salada ou adaptar o yakisoba, pois rende bastante! Veja a receita completa.

Quais ingredientes você está usando para substituir o arroz?

 

[Foto capa: Matthew Lakeland]

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply