Dica fácil: prato para o Natal
Como acontece em quase todas as famílias, esse ano mais uma vez tenho que pensar no prato para o Natal.
O maior desafio de todos não é nem preparar a receita, mas escolher uma coisa que resista à viagem, pois moro numa cidade diferente de onde vou passar o Natal. Ou seja: não adianta nada fazer uma sobremesa elaborada que vai derreter ou desabar no meio do caminho.
Por isso, quando recebi essa dica da Queijos Regina, achei uma ótima ideia: uma tábua de queijos para o Natal.
Pesquisei também umas referências pra deixar a apresentação desse prato mais bonita ainda. Afinal, é uma data festiva, e apenas colocar queijos em cima de uma tábua não vai ter um toque tão especial assim.
Veja as dicas e impressione a família com seu prato para o Natal!
Quais os melhores queijos para uma tábua de queijos?
Queijo Gouda
Tem sabor suave e até um pouquinho adocicado. Sua casca é fina e é um queijo macio.
Combina muito bem com azeitonas e para beber prefira vinho tinto e cervejas Pilsen, Pale Ale e Strong Golden Ale.
Queijo Gruyère
Seu sabor lembra o de amêndoas e leite, sendo também levemente adocicado e sua textura é semi-dura. Um vinho branco frutado fica ótimo com esse queijo.
Queijo Brie
Sua textura é muito cremosa e macia, seu gosto lembra um pouco de nozes. Fica ótimo com pães baguete e harmoniza perfeitamente com geleias, tanto doces quanto salgadas. Para beber, escolha vinhos tintos frutados e suaves.
Queijo Provolone
Tem um sabor bastante forte e é um queijo duro. Por isso, corte em fatias ou cubos pequenos para deixá-lo agradável de petiscar. Harmoniza com vinhos tintos mais encorpados.
Queijo Gorgonzola
Tem cheiro e sabor bastante intensos e, apesar de não ser do agrado de algumas pessoas, deve estar presente no seu prato para o Natal! A massa é bastante cremosa, podendo ser consumido em fatias ou espalhado como patê em pães italianos. Vinhos tintos mais fortes e Vinho do Porto caem muito bem.
Queijo Reino
Com textura média, o sabor dele é forte e picante. Pode ser consumido com vinho tinto e fica ótimo com cervejas artesanais.
Queijo Prato
Seu sabor é bastante suave, chegando a ser amendoado, o que dá um bom equilíbrio para uma tábua de queijos com sabores fortes. Fica bom com vinho tinto suave.
Dicas importantes para montar uma tábua de queijos
- Procure escolher queijos com texturas diferentes entre si e sabores opostos, para criar uma tábua mais variada e que agrade a todos.
- Para calcular a quantidade, saiba que uma pessoa consome em média 150g. Mas lembre-se de que, se os outros convidados também levarem um prato cada um, não há a necessidade de montar uma tábua de queijos enorme.
- Deixe-os na geladeira para conservação e retire-os aproximadamente 45 minutos antes de serem servidos. Se estiver muito calor, retire apenas 30 ou 20 minutos antes para que não fiquem moles demais.
- Para transportar, prefira bolsas térmicas e deixe cada queijo em um pote diferente, para que os sabores e aromas não se misturem.
- Na hora de montar a mesa, você pode organizá-los do sabor mais suave ao mais forte.
- Uma ótima ideia é colocar plaquinhas ou palitinhos de dente com etiquetas indicando o nome de cada queijo.
- Deixe sua tábua mais festiva com elementos natalinos! Por exemplo: que tal bolas de Natal pequenas entre os elementos da tábua?
- Lembre-se que está é uma ocasião especial: os acompanhamentos devem ser mais elegantes! Escolha pães italianos, torradas com gergelim, grissinis, azeitonas, castanhas, nozes, geleias doces e salgadas, mel e frutas como uvas, figos, cerejas e damascos (a maçã não é muito indicada pois fica escura quando cortada).
Com certeza esse prato para o Natal fará muito sucesso na sua ceia e deixará todos com água na boca!
Sandra Peres
6 de dezembro de 2017 at 23:33Achei excelente a ideia é como aqui não fazemos festa é uma ótima opção pra acompanhar nossos filmes.