Conselhos que eu queria ter ouvido antes de começar a levar marmita
Quando eu comecei a levar marmita, muitos anos atrás, era completamente amadora nessa área.
Hoje em dia, já uma veterana da marmita (mas com muita coisa ainda para aprender!), vejo que minha vida seria muito mais fácil se eu tivesse recebido algumas dicas.
Para facilitar a sua vida, deixo aqui 15 conselhos que eu queria ter ouvido antes de começar a levar marmita:
1. Use potes pequenos
Assim você evita que a comida fique toda bagunçada, consegue fazer mais combinações e controla melhor o tamanho das porções.
2. Não congele batata nem cenoura
Quando em cubos ou rodelas, a textura fica péssima quando descongeladas na marmita. Falei mais sobre isso neste post aqui. Para ter sucesso congelando e descongelando outros legumes, cozinhe um pouco menos para que não fiquem tão moles.
3. Faça purê
Batata, cenoura, abóbora e mandioquinha costumam ficar mais gostosos em purê do que em cubos, na marmita.
4. Bife frito inteiro fica muito seco
Aquele bifão suculento e saboroso que fritamos em casa fica péssimo quando requentado. Além de seco, fica duro e difícil de cortar. Prefira levar em cubos ou tiras para marmita e deixe para fazer o bifão somente na hora do consumo. Leia mais sobre isso aqui.
5. Varie o cardápio
Fazer a mesma comida para a semana inteira é fácil, porém no terceiro dia você vai querer jogar tudo fora e comer qualquer porcaria na rua. Faça pelo menos duas opções de cardápio para alternar durante a semana. Saiba como planejar suas refeições aqui.
6. Cozinhe tudo de uma vez com antecedência
Não deixe pra fazer a marmita todo dia à noite ou cedinho antes de ir pro trabalho. Vai dar preguiça, você vai se atrasar e acabar deixando de levar marmita. Faça tudo no domingo e fique tranquilo o resto da semana.
7. Não leve salada já temperada
Ela vai absorver todo o molho e ficar murcha, podendo até estragar. Prefira levar o tempero num pote separado ou faça salada de pote, onde o molho fica bem longe das folhas. Fica perfeita e você pode aprender a fazer salada de pote aqui.
8. Não misture a salada com a comida
Não preciso nem falar, né? Ninguém merece alface quente!
9. Prefira comidas com molho
Assim, na hora de requentar, elas vão continuar úmidas e preservar melhor o sabor.
10. Mas cuidado com o molho!
É melhor levar comida com molho, mas lembre-se de que, na geladeira, ele vai reduzir. A melhor coisa é deixá-lo um pouquinho mais aguado do que o normal. Por exemplo, coloque mais caldo de feijão do no seu potinho do que você colocaria num prato normal que não fosse marmita.
11. Tenha potes extras
Use alguns potinhos extras para levar separadamente molhos, queijo ralado, farofa, batata-palha e o que mais precisar adicionar na comida somente na hora do consumo.
12. Maneire no tempero
Como a comida vai passar a semana nos potinhos, o sabor vai se intensificar. Por isso, maneire no o sal, pimenta e outros temperos.
13. Invista numa bolsa térmica
Não tenha vergonha de levar lancheira. Além de preservar a comida do calor, ela facilita o transporte e protege sua bolsa contra cheiro e vazamentos.
14. Embale seus potes com um saquinho
Mesmo usando bolsa térmica, alguns potes podem vazar caso o molho seja líquido demais. O mais seguro é colocar um saquinho envolvendo o pote! Já falei sobre essa dica neste post.
15. Não existe crocância no mundo da marmita
Não adianta insistir em levar fritura ou empanado na marmita. Fica bom só na hora! Se você não gosta da fritura levemente murcha, melhor levar apenas cozidos e assados. Eu, particularmente, gosto!
E aí, você já leva marmita? Que conselho queria ter ouvido antes de começar, mas que aprendeu somente com o tempo?
Leave a Reply