Como higienizar a salada corretamente
Um dos aspectos mais legais de levar marmita é cozinhar em casa e saber exatamente o que você está colocando no seu prato, evitando gordura, temperos estranhos e conservantes demais que são usados nos restaurantes.
Porém, de nada adianta controlar o que está na sua refeição se o perigo pode vir de dentro de casa. Por isso, é importante comprar ingredientes e alimentos frescos e de qualidade.
Mesmo assim, é necessário partir do princípio que é melhor prevenir do que remediar e garantir que tudo esteja bem higienizado, para evitar intoxicações e diminuir o efeito dos agrotóxicos que estão presentes nos ingredientes.
Dica: clique aqui para saber mais sobre toxoplasmose.
É preciso saber que não é possível eliminar TODO o agrotóxico presente nos alimentos, pois eles são absorvidos durante o crescimento da planta e não ficam somente em seu exterior. Para estar 100% livre deles, a solução é comprar orgânicos.
Porém, para eliminar resíduos de agrotóxicos na parte externa e se livrar de bactérias, microorganismos, insetos e coliformes fecais, uma boa higienização é necessária, indo além do simples enxágue com água da torneira.
São várias as técnicas, que podem ser usadas em conjunto ou separadas, depende do seu tempo e disposição.
Saiba como higienizar a salada corretamente e evitar intoxicações:
Com limão
Use 1 limão inteiro cortado em fatias e esprema todo o seu suco em 1 litro de água. Deixe os alimentos de molho e enxágue com água corrente.
Atenção: verduras, legumes e frutas delicadas devem ficar de molho por apenas 5 minutos. Os mais resistentes podem ficar de 10 a 15 minutos na solução.
Com vinagre
É importante saber que o vinagre não elimina as bactérias dos alimentos, mas é muito útil para desprender os insetos e a terra que ficam presos na casca e nas folhas dos vegetais.
Use 2 colheres de sopa para cada litro de água e deixe os alimentos de molho por 30 minutos, enxaguando em água corrente em seguida.
Com água sanitária
Uma das técnicas mais eficazes para eliminar bactérias e microorganismos dos vegetais. Use 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos.
Lave muito bem os alimentos em água corrente após o molho.
Uma alternativa é usar cloro orgânico em pó.
Com bicarbonato de sódio
Para higienização com bicarbonato, use 3 colheres de sopa diluídas em 1 litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos.
Assim como nos outros processos, enxágue cada canto do vegetal com água corrente.
Com iodo
Nessa solução, use 5 ml de iodo para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho de 15 a 45 minutos, dependendo da grossura da casca e resistência do vegetal.
Enxágue com água corrente.
Higienização completa para vegetais
Se você acha que apenas uma técnica é muito pouco e quer uma higienização mais completa, a dica é:
- Deixe os vegetais de molho na solução de vinagre por 15 minutos;
- Enxágue rapidamente com água corrente;
- Esfregue-os delicadamente com uma escovinha macia molhada na solução de bicarbonato;
- Deixe-os de molho na solução de água sanitária por 15 minutos;
- Enxágue muito bem com água corrente para eliminar todos os produtos.
Dicas na hora de higienizar a salada:
Ao limpar alface, rúcula, acelga e outras folhagens, separe todas as folhas e inspecione uma a uma antes de começar o processo do molho, dando atenção extra na hora de esfregar as mais enrugadas, pois é lá que a sujeira se acumula.
Mesmo se você for consumir frutas e vegetais sem a casca, é importante higienizá-los pois, ao cortar ou morder seus pedaços, microorganismos e sujeira serão transportados para dentro.
Algumas pessoas deixam os vegetais de molho em uma bacia de água limpa após o processo de limpeza. Isso não é necessário, o certo é lavar com água corrente.
Para armazenar folhas, frutas e legumes, lembre-se de secá-los bem para que não estraguem rápido.
A escovinha é um utensílio de cozinha super prático e que ajuda muito na hora de higienizar a salada corretamente. Lembre-se de deixá-la secar bem antes de guardar e usá-la apenas para limpar os vegetais e frutas.
É possível comprar soluções prontas para higienização de vegetais, porém, eu indico usar uma das técnicas acima, pois com certeza você já terá os produtos em casa e, além de economizar na compra, usará menos plásticos e embalagens.
Leave a Reply