Minha Marmita Tem

peixinho da horta empanado sem ovo

Como empanar sem ovo

Muita gente aprendeu a empanar usando o trio farinha de trigo + ovo + farinha de rosca. Eu mesma já fiz milhares de filés de frango à milanesa de domingo desse jeito.

Mas e quando não tem ovo em casa? E se você quiser fazer uma receita vegana ou é alérgico a ovo?

Recentemente estamos tentando consumir menos carne e, como parte dessa tentativa, eu comprei peixinho da horta.

O peixinho é uma PANC = Planta Alimentícia Não Convencional, termo usado para se referir às plantas que parecem ervas daninhas, por exemplo, mas com índices nutricionais semelhantes às hortaliças que são mais comuns de serem consumidas.

Apesar de ser de fácil cultivo, não é tão fácil encontrar peixinho da horta em mercados comuns, então eu comprei direto de uma produtora.

Reza a lenda que o peixinho tem esse nome pelo cheiro que exala quando está sendo frito, porém eu não senti esse cheiro não! Apesar disso, o formato dele quando pronto é igualzinho a um peixe!

A melhor forma de se consumir peixinho da horta é empanado, frito ou assado. Como estamos consumindo menos carne, achamos que não faria muito sentido empanar usando ovo. 

Mas como empanar sem ovo? Como recriar aquela textura que faz a farinha de rosca grudar no alimento?

Descobrimos o segredo mágico: é só usar água com gás! Tem gente inclusive que empana usando cerveja, que também é uma bebida que contém gás.

Aprenda como empanar sem ovo:

(e, de quebra, aprenda a fazer peixinho da horta para uma refeição vegana!)

  • 50 gramas de farinha de trigo
  • 120ml de água com gás
  • 1 xícara de farinha de rosca ou panko (o que você preferir, mas o panko é mais crocante!)
  • Sal e temperos a gosto

como empanar peixinho da horta vegano

Passo-a-passo:

  1. Coloque toda a farinha numa tigela e adicione a água com gás aos poucos. Não coloque tudo de uma vez, coloque metade e mexa com um garfo até desempelotar. A textura que ela precisa chegar não é nem muito pastosa, nem muito líquida, mas uma colinha que vai melecar o alimento;
  2. Em outra tigela, deixe a farinha de rosca ou panko e tempere com sal e seus temperos preferidos (gosto de usar páprica picante, pimenta do reino, cebola e salsa desidratada…
  3. Passe o alimento primeiro no líquido, virando dos dois lados para não deixar nenhuma parte seca;
  4. Chacoalhe com cuidado para escorrer o excesso (em cima da tigela do líquido mesmo),
  5. Passe para a tigela da farinha de rosca, pressionando levemente com a mão ou com as costas de um garfo dos dois lados;
  6. Com o óleo já quente, frite aos poucos, virando dos dois lados para cozinhar por inteiro;
  7. Deixe escorrer numa grade para não acumular óleo.

Pronto!

qual a diferença entre farinha de rosca e panko

5 dicas importantes para empanar com sucesso:

  1. Deixe sempre uma mão seca e limpa para não fazer tanta sujeira ao empanar as coisas. Dependendo do alimento, dá pra usar um garfo para ajudar!
  2. Na hora de fritar, o ideal é que o óleo já esteja quente, porém não super quente, para que ele não queime somente a casquinha do exterior e deixe o interior cru.
  3. Vai por mim: é melhor empanar tudo antes de começar a fritar, pois dependendo do alimento, ele fica pronto muito rápido e não dá tempo de empanar e cuidar pra não queimar ao mesmo tempo.
  4. Como em qualquer fritura, evite deixar muita coisa ao mesmo tempo na frigideira: além de esfriar o óleo, os pedaços podem grudar entre si e ser um desastre!
  5. No caso do peixinho, empane primeiro só a folha, para conseguir segurar pelo cabinho sem melecar a mão, depois volte no líquido para mergulhar só o cabinho que sobrou e passe na farinha 😉 

Você tem algum outro jeito de empanar sem ovo? Me conta!

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply