Minha Marmita Tem

Comece 2019 sabendo como organizar o freezer

Comece 2019 sabendo como organizar o freezer!

Por muito tempo, eu tive bastante orgulho do meu freezer: arroz e feijão já prontos e temperados separados em potinhos, carnes embaladas a vácuo, morangos e bananas limpos e congelados prontos para o uso, pacotes e mais pacotes de legumes congelados para quebrarem um galho a qualquer hora. 

Só a questão da carne a vácuo já me deixava encantada: a gente encomenda no açougue e orientamos exatamente a quantidade ou o peso que cada porção terá. É super prático e rende bastante!

Os morangos são lavados e têm o cabinho retirado e, se necessário, são cortados para caberem melhor nos pequenos saquinhos próprios para alimentos.

Com as bananas é um pouco diferente: esperamos elas ficarem bem maduras para descascar e armazenar num pote retangular bem grande com várias delas.

É ótimo ter essas duas frutas à disposição no freezer, pois usamos para bater vitaminas geladinhas (que nem precisam de açúcar), fazer picolés ou até mesmo, como o marido fez uma vez, geleia de morango (que ficou maravilhosa)!

Olha só como meu freezer é lindo:

dicas para organizar o freezer e levar marmita

Mas tudo isso foi antes de eu conhecer o freezer da minha sogra.

Aquela mulher é um exemplo a ser seguido: ela levou os potinhos de comida congelada a um outro nível.

Pra começar, ela não compra legumes congelados. Ela FAZ seus próprios legumes congelados. Ok, pode não parecer nada demais, mas ela compra, separa, limpa, lava e já deixa cortado em vários formatos diferentes. :O

Por exemplo, a cenoura: no freezer dela existem 3 tipos de cenoura congelada. Em rodelas, em filetes ou ralada.

No freezer dela também tem alguns potes de tempero. Ao invés de comprar aqueles desidratados, ela compra salsinha, cebolinha, manjericão, alho poró frescos, limpa e pica todos e congela em potinhos de requeijão.

Para usar, ela tira alguns minutinhos antes do congelador e raspa com uma colher. Assim, o tempero já sai esfarelado, perfeito!

dicas para organizar o freezer e levar marmita

As porções também são um exemplo maravilhoso de como organizar o freezer: são pacotes grandes cheios de pacotinhos menores dentro. Como ela vive só com a filha e elas comem pouco, as porções são menores e adaptadas para as quantidades que elas comem.

Além de etiquetar com o nome do que tem em cada pacote, ela anota as quantidades ou peso. Por exemplo: bife a rolê – 4 unidades.

É super importante colocar uma etiqueta com o que tem em cada potinho pois, quando tudo congela, fica mais difícil identificar o que é o que.

Em casa, eu coloco o nome e, às vezes, a data em que a comida foi feita e se já está temperada ou não.

Como faz para caber tanta coisa assim no freezer?

Ela tem dicas que são muito boas: tudo o que puder, ela coloca em saquinhos de freezer pequenos com a porção certa, sempre apertando para tirar o máximo de ar que puder. Assim, os saquinhos ficam super compactos!

dicas para organizar o freezer e levar marmita

Esses saquinhos têm dois destinos: ou ficam dentro de um saco maior, identificado com o tipo de comida ou vão para um pote de sorvete, também etiquetado.

Mas aí tem um outro segredinho: ela compra potes de sorvete de apenas 1 litro, que são menores e se encaixam muito melhor no freezer!

Se você não consome sorvete, tudo bem, arrume potes de plástico retangulares e mais baixos para encaixar seus saquinhos.

Com esse esquema de organização do freezer, você pode fazer compras todo mês (ou a cada 15 dias, conforme for sua demanda) e usar a manhã de domingo, por exemplo, para separar e organizar tudo.

Não tenha preguiça! Na correria do dia-a-dia, ter um freezer organizado ajuda muito na hora de preparar as refeições.

E aí, vamos fazer de meta de Ano Novo conseguir organizar o freezer?

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply