Como fazer carne seca
Agora que você já perdeu o medo da panela de pressão, além de fazer a receita de feijão você também pode fazer carne seca, uma comida muito fácil de preparar e que fica deliciosa na marmita!
Curiosidade sobre a carne seca
Carne seca, carne de sol e charque são muito semelhantes; podemos até dizer que são nomes diferentes para carnes que foram desidratadas intensamente para a sua conservação. A diferença está no processo de produção (a desidratação e a salga são diferentes) e no resultado final, como cor e textura da carne. Vários cortes podem ser usados, como ponta de agulha, traseiro e dianteiro.
Eu já comi a carne seca e a carne de sol e adorei as duas! São muito saborosas e totalmente diferente das carnes “normais”. Por aqui, a carne seca é a mais fácil de ser encontrada: tem em quase qualquer mercado (onde compro sai em média R$34 o kilo) . Além disso, é super versátil e pode ser usada em receitas não só como o famoso escondidinho, mas também em pastéis, tortas, tapioca, batata recheada, arroz carreteiro, feijoada… Já te convenci de que a carne seca é ótima para a marmita?
Para fazer a carne seca, o primeiro passo de todos é dessalgá-la. O ideal é fazer isso com um dia de antecedência e com mais tempo de intervalo entre as trocas de água, mas eu sempre tenho pressa:
- Coloque-a em um recipiente e cubra toda a carne com água.
- Troque a água de hora em hora por, no mínimo, 6 vezes.
Sim, é um processo demorado e chatinho, mas acredite: você vai se arrepender se não fizer, pois a carne seca é MUITO salgada, muito mesmo!
Na sétima hora, tire toda a água (a essa altura, a carne estará começando a se desfazer) e coloque a carne na panela de pressão, cobrindo com 2 vezes mais água.
- Deixe no fogo alto e, quando pegar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos.
- Apague o fogo e deixe mais uns 20 minutos desligado até que toda a pressão saia da panela.
- Quando abrir a panela, espete todos os pedaços de carne com um garfo e veja se está macia. Se ainda estiver dura, feche novamente a panela e deixe mais uns 15 minutos na pressão.
Achou chato? Agora é que vem a parte chata: a hora de DESFIAR A CARNE!
Dica: Antes de começar a desfiar, eu gosto de cortar o máximo de gordura fora. Como a carne já vai estar mole, a gordura sai super fácil!
O jeito mais maravilhoso e rápido de fazer isso é com um mixer ou processador: em menos de 2 minutos sua carne estará todinha desfiada e pronta para ser usada em uma receita!
Se você não tem nenhum desses aparatos culinários, respire fundo e saiba que é possível desfiar a carne mesmo assim, você terá ~apenas~ que gastar um tempo consideravelmente maior fazendo isso. Sugiro colocar uma música para tocar e sentar na mesa da copa para essa tarefa.
Você vai precisar de:
- 2 garfos
- 2 pratos (ou 1 prato e uma tábua)
Como desfiar carne seca:
- Coloque um garfo em cada mão e, enquanto um segura um pedaço da carne, o outro puxa no sentido contrário. Como a carne está macia, vai soltar facilmente.
- Repita isso até que o pedaço esteja completamente desfeito.
- Coloque a carne já desfiada no segundo prato, para liberar espaço.
Demora um tempinho mas como eu já disse: não é difícil, só é trabalhoso. Depois disso, sua carne já estará pronta para ser adicionada a uma receita para a sua marmita da semana!
Aqui em casa, a marmita com carne seca foi assim:
Deia Tomaz
26 de março de 2015 at 05:49Amei a dica de desfiar no processador!! É daquelas: por que não pensei nisso antes???? bjs
Receita de arroz carreteiro para marmita - Minha Marmita Tem
5 de março de 2018 at 21:37[…] 500g de carne seca já dessalgada, cozida e desfiada (clique aqui para ler como fazer carne seca) […]