Minha Marmita Tem

o que você precisa saber sobre panela de pressão elétrica

Tudo sobre panela de pressão elétrica

Já fiz um post aqui falando sobre panela de pressão convencional, aquela que vai no fogão. Apesar de ser prática e diminuir bastante o tempo de cozimento de alimentos mais duros, como o feijão principalmente, muita gente tem medo de usar essa panela. Quem nunca ouviu falar de acidentes em que a panela explode ou a pessoa se queima na hora de tirar a pressão?

A panela de pressão elétrica é bem mais segura que a panela convencional, mas mesmo assim exige cuidado ao ser usada, pois afinal estamos falando de pressão, vapor e temperaturas super altas.

Ganhamos nossa primeira panela de pressão elétrica de presente de casamento e imediatamente aposentamos nossa panela convencional. Hoje em dia nem temos mais a panela antiga em casa! Se você tem curiosidade ou ainda está inseguro, explico aqui as coisas mais importantes que você precisa saber antes de comprar uma panela de pressão elétrica.

Sua estrutura é mais ou menos parecida com as panelas convencionais: recipiente para os alimentos, anel de borracha para vedação da tampa e válvula de pressão.

Assim como nas panelas de pressão tradicionais, é importante que o anel de vedação esteja encaixado corretamente e sem nenhuma rachadura para que a panela funcione corretamente. Ao limpar sua panela, ele também deve ser retirado para ser lavado à parte, assim como na panela normal.

A válvula de liberação da pressão também fica na tampa e funciona da mesma forma que as válvulas das panelas de pressão comuns, de fogão. Na hora de girar ou levantar a válvula para liberar a pressão, utilize um utensílio de cozinha mais comprido e evite utilizar as próprias mãos, pois o vapor pode te queimar. É importante também não usar sua panela de pressão elétrica embaixo de um armário suspenso, pois a pressão liberada pode estragar a madeira acima. Na minha panela, a válvula tem duas posições: pressão, que eu uso para cozinhar os alimentos, e a liberar pressão, que só aciono depois do tempo de cozimento ter acabado e a panela já estiver a um tempinho desligada da tomada.

panela de pressão elétrica electrolux

Alguns modelos têm um indicador de pressão: uma agulha na tampa que indica quando ela pegou pressão e está no seu máximo ou quando a pressão já caiu. Alguns sistemas bloqueiam a abertura da tampa enquanto o indicador de pressão estiver no máximo, um ótimo sistema de segurança!

Algumas panelas deixam você escolher entre pressão baixa, média ou alta e isso influencia diretamente no tempo de cozimento do tipo de alimento que você quer preparar. Se esse for o caso da sua panela, é importante consultar o manual do seu modelo específico, que terá uma tabela ou orientações sobre o tipo de pressão e/ou tempo de cozimento necessário para cada alimento.

Também existem algumas diferenças no painel dela: podem ser eletrônicos e com painel digital com várias funções ou um painel analógico, apenas com o timer e indicação de cozimento ou manter aquecido.

A minha primeira panela de pressão elétrica foi a PCE10 de 3L 110V da Electrolux e recentemente compramos uma maior da mesma marca, no modelo PCE20 de 5L, também 110V. Nas duas, o painel conta com um timer e a indicação de cozinhando/aquecendo. Por isso, eu sigo as indicações de tempo que estão no manual para cada alimento. Caso não esteja lá, eu me guio pelo mais parecido, por exemplo: para lentilha eu sigo o mesmo tempo que o indicado para feijão.

Mas nem sempre eu sigo exatamente a indicação que está na panela. Por exemplo, a marca de 45 minutos está indicada como o tempo ideal para feijão, mas quando eu deixo no demolho por 12 horas, esse tempo cai para uns 30, e depois eu deixo a panela ligada com a tampa aberta caso queira engrossar mais o caldo!

É bom lembrar que, mesmo que o tempo de cozimento tenha terminado, algumas panelas de pressão elétricas continuam no modo “aquecer”. Se você estiver cozinhando algo que não pode passar do ponto, o ideal é que, assim que o sinal tenha tocado indicando o término do preparo, você já tire a panela da tomada, antes mesmo de liberar a válvula da pressão.

Apesar de a panela de pressão elétrica ser bem mais prática e segura, alguns cuidados devem ser tomados do mesmo jeito que uma panela de pressão tradicional:

  • Preste atenção na quantidade de alimento que você coloca dentro da panela, para que não ultrapasse a marca de segurança.
  • Mesmo se a panela elétrica usa menos água, tome cuidado com a quantidade para não queimar e grudar o alimento na panela.
  • Para não correr riscos, a bacia interna da panela de pressão elétrica tem marcações indicando o limite máximo de ocupação, que você deve seguir tanto para os alimentos quanto para a quantidade de água adicionada.
  • NUNCA abra a panela de pressão durante seu funcionamento ou enquanto ainda não tiver liberado toda a pressão.
  • Utilize apenas utensílios de cozinha feitos de silicone, madeira ou plástico para não riscar o acabamento interior.

Vantagens da panela de pressão elétrica

  • Ótima para quem tem medo de panela de pressão.
  • Mais segura que as panelas de pressão tradicionais, possui vários sistemas de segurança.
  • Desliga automaticamente, o que dá tranquilidade em deixar o alimento cozinhando e não precisar correr para desligar o fogo.
  • Quebra um galho quando você está sem fogão – quando reformamos a cozinha, ficamos 1 mês fazendo nossas marmitas apenas com a panela de pressão elétrica e a panela de arroz elétrica.
  • Usa menos água que as panelas de pressão tradicionais.
  • Timer com tempo de preparo pré-definido para vários tipos de alimentos.
  • Super silenciosa!

Desvantagens da panela de pressão elétrica

  • É mais cara do que uma panela de pressão comum.
  • Sua conta de luz pode ficar mais cara, dependendo do quanto você usa essa panela.
  • Ela não é bivolt, por isso você precisa ficar muito atento à voltagem na hora da compra!
  • É bastante pesada.
  • Sua parte principal não pode ser lavada embaixo da torneira (mas as partes que ficam em contato com o alimento podem ser desmontadas e lavadas separadamente).
  • Pode intimidar à primeira vista e isso afasta um pouco as pessoas de darem uma chance para a panela elétrica.

Você tem panela de pressão elétrica ou convencional?

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply