Minha Marmita Tem

10 dicas para deixar sua cozinha sustentável

Se você está preocupado com o futuro do planeta e sente que apenas fechar a torneira na hora de ensaboar a louça não é o suficiente, existem algumas atitudes que você pode tomar para deixar a sua cozinha sustentável.

1. Compre localmente

Comprando alimentos de produtores regionais, além de incentivar e colaborar com os pequenos produtores locais, você diminui todo o impacto ambiental causado pela logística de transporte, armazenamento e embalagens de produtos que estão vindo de muito longe.

2. Prefira alimentos sazonais

Consumir alimentos da estação é mais saudável, sustentável e barato: eles precisam de menos agrotóxicos para se desenvolver, pois estão em seu ciclo natural de crescimento. Além disso, eles mantêm melhor os nutrientes e são mais saborosos do que quando comprados fora de época.

Não sabe quais são os melhores alimentos da época? Explore nossa tag de alimentos da estação e saiba o que colocar na sua lista de compras.

3. Aproveite o alimento inteiro

Sabe todas as cascas e talos dos alimentos que a gente não usa pra nada? Você pode ir juntando todos esses restos num ziplock e armazenar no seu freezer. Quando ele estiver cheio, ferva-os com água por 30 minutos e coe numa peneira: você terá um caldo de legumes feito em casa sem conservantes e que pode ser usado para cozinhar arroz, fazer risotos e completar o caldo de sopas!

Além disso, os talos de brócolis, couve flor e espinafre podem ser aproveitados de uma outra forma: batidos no processador e refogados ficam incríveis como molho para massas.

4. Consuma menos carne

Que tal diminuir um pouco o consumo de carne no seu dia-a-dia? Um bom incentivo é tentar aderir à Segunda Sem Carne, para ficar um dia da semana sem consumir carne, frango, peixe ou porco.

Apenas deixando de consumir alimentos de origem animal por UM DIA, você:

  • Deixa de emitir 14kg de CO2 na atmosfera (equivale a um carro rodar por 100km);
  • Economiza 3.400 litros de água (dá pra tomar 26 banhos de 15 minutos);
  • Poupa 24m2 de terra;
  • Deixar de usar 7kg de grãos (que seriam usados como ração animal).

Não faz ideia do que cozinhar sem carne? Clique aqui para ver as minhas receitas!

5. Planeje as refeições

Ao planejar seu cardápio semanal ou mensal você consegue aproveitar o que já tem na geladeira e na despensa, evitando o desperdício e economizando na hora da compra, pois vai saber exatamente o que precisa comprar no mercado.

Aproveite o embalo para cozinhar tudo de uma vez, otimizando o uso do gás e congelando o que não será consumido naquela semana.

6. Reduza o consumo de plástico

Evite sacolinhas desnecessárias: já faz tempo que o Brasil tentou emplacar a lei das sacolinhas de plástico. A lei não foi pra frente mas, desde então, os mercados oferecem algumas sacolas retornáveis à venda e você também encontra modelos que podem ser comprados com pessoas que produzem e customizam.

Além delas, na hora das compras na feira, hortifruti ou cerealista, leve saquinhos de algodão, tule ou de tela para armazenar os itens comprados a granel.

7. Reutilize embalagens e potes

Aqui em casa, reutilizamos todos os potes de vidro que temos: quase todos eles viram potes de tempero e o restante usamos para nossas saladas de pote, mas também utilizamos alguns para armazenar conservas e molhos caseiros. Um deles, inclusive, virou vaso de planta!

As bandejas de isopor são higienizadas e utilizadas nas gavetas da geladeira para organizar os legumes. Os potes de sorvete viram potes para congelar morangos, bananas e bolinhos de falafel, que deixamos congelados prontos para fritar.

8. Recicle o que não tem mais uso

Não deu para reutilizar? O jeito é descartar de forma consciente: separe o lixo orgânico do reciclável e, se onde você mora não existe coleta seletiva, você pode procurar por pontos de coleta ou cooperativas de reciclagem para descartar o material.

Lembre-se também de fazer o descarte correto do óleo de cozinha usado: ele não pode ser jogado no ralo!

9. Utilize produtos sustentáveis 

Utilize produtos de empresas sustentáveis, que sejam socialmente e ecologicamente responsáveis. Ou seja: empresas que não realizam testes em animais, que priorizam o uso de matéria-prima reciclada ou produzida de forma sustentável, que utilizam menos plástico, que proporcionam qualidade de vida aos seus funcionários.

Precisa de ajuda para encontrar marcas bacanas? Vem comigo!

Uma marca que conheci recentemente e que indico é a Positiva, com uma proposta super bacana de produtos de limpeza e higiene pessoal produzidos de forma ecologicamente correta. Ou seja: você pode trocar sua esponja de louça por uma bucha vegetal, seu detergente líquido em embalagem de plástico por uma barra de sabão natural, seu paninho de limpeza por um de algodão.

Outro lugar bacana para encontrar produtos que vão deixar sua cozinha sustentável é a Boomi: um mercado online com curadoria de marcas que se preocupam com agricultura familiar, produtos naturais e menos geração de lixo. Comprando por este link, você ganha desconto na sua primeira compra 😉 

10. Plante sua hortinha

Tem um espacinho na janela que bate sol? Que tal plantar uma hortinha de temperos? Você pode fazer brotar salsinha, cebolinha, hortelã e manjericão a partir de maços que você comprou na feira.

No Youtube dá para encontrar diversos tutoriais de como brotar e cuidar das plantinhas, assim você terá tempero por um tempo sem precisar comprar no mercado.

Quais dessas dicas para deixar a cozinha sustentável você já seguia? Tem alguma outra diferente? Conta pra mim!

Capa: Foto de Sarah Chai no Pexels

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply