Minha Marmita Tem

utensílios de cozinha para quem mora sozinho

Utensílios de cozinha para quem mora sozinho

Quando moramos com nossos pais, tudo parece estar sempre magicamente resolvido! Algumas famílias têm o costume de todos colaborarem em casa e outras não, por isso, para muitas pessoas, ir morar sozinho é um desafio, pois milhões de coisas precisam ser descobertas e aprendidas.

Não damos muita bola para os utensílios de cozinha, por exemplo, e é somente na hora em que precisamos usar é que descobrimos o que está faltando. Por isso, fiz uma lista do que você vai precisar na sua cozinha quando sair da casa dos seus pais. Não são itens mirabolantes que só um chef usa, mas são coisas úteis que vão te ajudar muito a cozinhar melhor e se virar sozinho!

Utensílios de cozinha essenciais para quem mora sozinho:

Jogo de panelas: mais fundas para cozinhar, pelo menos 1 frigideira para refogados e frituras e 1 panela de pressão.

Jogo de pratos: pelo menos 4, sendo 2 rasos e 2 fundos (se você recebe visitas com frequência, pode ser legal aumentar esse número).

Jarra, copos e xícaras: não precisam ser vários, mas é legal ter pelo menos 4 copos, além de uma xícara ou caneca para tomar seu café da manhã ou chá.

Jogo de cumbucas: tenho um jogo de cumbucas de alumínio incrível, são vários tamanhos e servem para comer salada, misturar alguma receita, temperar alimentos, servir pratos…

Pano de prato: o legal é ter vários, pois eles sempre sujam ou ficam úmidos demais para serem usados.

Jogo de talheres: é fácil encontrar no mercado kits com 4 ou 6 unidades de cada talher básico (garfo, faca, colher de sopa e de sobremesa).

Talheres para cozinhar: aqui você precisa de várias coisas, mas cada uma tem uma utilidade que vai ajudar muito na cozinha! Coisas como colher de pau, fouet (para bater ovos e massas de bolo na mão), espátula de silicone, escumadeira, concha de feijão, pegador de salada e pegador de macarrão. Esses são os básicos e depois você pode ir comprando o que mais precisar.

Faca de chef e afiador: você não precisa comprar o kit inteiro de facas, mas no começo, ter uma faca de chef ajuda muito! Clique aqui para ler o post especial sobre faca de chef. 

Tábua de corte: o ideal é ter uma para carnes e outra para o resto dos alimentos. Tábuas de madeira ou plástico são porosas e os cortes que a faca vai fazendo neles ajudam a acumular sujeira e bactérias, por isso, prefira tábuas de vidro!

Ralador: essencial não só para os amantes de queijo, mas ótimo para ralar legumes para saladas, como cenoura crua, por exemplo.

Espremedor de laranja: perfeito para espremer laranjas, limões e o que mais você quiser tirar o suco sem desperdício.

Espremedor de alho: além de ser mais prático, ele deixa o alho mais molhadinho do que somente cortar na faca, pois espreme bastante até sair um “suquinho” dele.

Descascador de legumes: descascar com a faca desperdiça muito alimento, a melhor coisa é ter um descascador!

Abridor de garrafa e lata: essencial ter um desses em casa!

Peneira: é legal ter pelo menos uma para quando você precisar peneirar ingredientes para uma receita.

Escorredor de macarrão: opte por um modelo que dê para usar em 2 situações, tanto para escorrer macarrão quanto para cozinhar legumes no vapor. Os de alumínio são os melhores!

Escorredor de louça: pode parecer futilidade, mas é muito prático para sua louça não ficar toda empilhada e correr o risco de quebrar alguma coisa.

Forma ou refratário: pode ser de tefal, cerâmica ou vidro; o importante é ter uma forma para fazer doces e salgados. Se você mora sozinho, ela não precisa ser tão grande, um tamanho pequeno para médio já está bom.

Copinhos medidores: importantes para fazer qualquer receita! Existem os copos medidores com marcas fracionadas e também aqueles conjuntos de copinhos em diferentes tamanhos, escolha o que você se adapta melhor.

Saca-rolha: impossível abrir uma garrafa de vinho sem um saca-rolha, tenha um em casa!

Luva de cozinha: útil para proteger a mão quando pegar panelas ou formas quentes.

Apoio de panela: muito importante para apoiar pratos ou formas de vidro que acabaram de sair do fogo, pois é perigoso o vidro explodir ao entrar em contato diretamente com uma superfície fria!

Mixer: o melhor quebra-galho da cozinha! Ajuda a misturar molhos, bater vitaminas, triturar temperos e desfiar carnes. Nossa vida é muito melhor com nosso mixer! Se você tiver mais dinheiro, compre também uma batedeira e um liquidificador para receitas mais complexas.

Tesoura: não é uma tesoura de escolinha, hein? Invista em uma tesoura grande e forte, é muito útil na cozinha!

Potinhos de plástico e vidro com tampa: não poderiam faltar os maravilhosos potinhos, né? Servem para milhares de utilidades, guardar comida que sobrou, congelar refeições, separar e transportar marmita… Se for comprar de plástico, prefira os que não têm BPA em sua composição! Clique aqui para saber mais sobre o BPA.

 

E aí, faltou alguma coisa na lista? Quais utensílios mais fizeram falta quando você foi morar sozinho?

Comente o que achou!

comments