Minha Marmita Tem

carbonara para marmita

Testando: macarrão à carbonara na marmita

Macarrão à carbonara é bem famoso: prático de fazer e saboroso, é uma opção que inclusive está em muitos menus chiques. Quem conhece, sabe que ele é feito com um ovo cru que é misturado ao macarrão quente e dá o toque cremoso à receita. Mas, então…

Macarrão à carbonara na marmita fica bom?

Como a marmita, por mais fresca que seja, precisa ser requentada, talvez a cremosidade do prato fique comprometida. Para tirar essa dúvida, eu resolvi fazer um teste. Afinal, o risoto de camarão com abóbora era requentado e continuou uma delícia!

Assim como muitas coisas na vida, eu só fui aprender a fazer macarrão à carbonara depois de velha (risos). Não sei por quê demorei tanto para aprender a fazer, já que é muito fácil, MUITO MESMO.

Primeiro de tudo, vamos à receita: ela varia bastante e existe toda uma polêmica em torno disso. Em alguns lugares é bacon, em outros é panceta, em outros usa-se cebola, e por aí vai. Vou ensinar o jeito que eu faço, com ingredientes fáceis de encontrar!

Ingredientes

  • 200g de macarrão tipo spaghetti
  • 100g de bacon cortado em fatias bem fininhas
  • 1 colher de sopa de alho picado e amassado
  • 2 ovos
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino
  • 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Como fazer

  • Faça o spaghetti conforme as instruções da embalagem (e clique aqui para aprender alguns segredos sobre como fazer macarrão de um jeito melhor);
  • Enquanto a massa está fervendo, frite o bacon em uma frigideira antiaderente SEM USAR AZEITE (não precisa, pois o próprio bacon vai soltar bastante óleo) e, depois de uns 5 minutos, adicione o alho para fritar junto e reserve;
  • Num pote, bata os ovos com um garfo e misture-os com o sal, pimenta do reino e queijo ralado até que tudo esteja homogêneo (na medida do possível, pois o queijo ralado pode deixar as coisas mais difíceis);
  • Assim que o macarrão estiver al dente, escorra-o numa peneira (NÃO jogue água fria nele) e junte imediatamente à mistura do ovo, mexendo delicadamente;
  • Em seguida, misture o bacon frito e mexa mais um pouco.

Está pronto!

Como levar macarrão à carbonara na marmita?

Meu receio era levar essa receita na marmita e, na hora de requentar, tudo ficar seco ou grudado, pois não é um caso onde posso levar o molho separado do macarrão, como neste post aqui.

Para garantir que a massa continuasse úmida no dia seguinte, coloquei um pouco do óleo que o bacon soltou no fundo do potinho da marmita e, em seguida, despejei o macarrão.

Na hora de transferir para um prato e esquentar a comida, virei o pote de ponta cabeça, assim o líquido automaticamente “molhou” o macarrão antes de ir ao microondas. Mas, por favor, tenha em mente que não é a mesma coisa que um carbonara feito na hora, fresquinho, ok?

receita de macarrão à carbonara

Dica

Leve um pouco mais de queijo ralado num potinho separado e coloque no seu prato depois de esquentado no microondas. Vai ficar uma delícia!

Rendimento

Essa receita rendeu 2 marmitas de 500ml cada. Quando colocado no prato, é uma porção bastante generosa.

Comente o que achou!

comments