Minha Marmita Tem

invenção do hamburguer

Semana do Hambúrguer: A história do hambúrguer

Dia 28/05 é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer, essa delícia em formato redondo ♥ Aqui em casa a gente adora e toda compra no açougue inclui carne para fazer hambúrger, pois não pode faltar (tanto que temos um estoque de hambúrgeres já prontos no freezer neste exato momento)!

Mas você sabe qual é a origem do hambúrguer? Não, não foi o Mc Donalds que inventou!

A história mais conhecida dessa iguaria é a de que tártaros (tribos nômades russas) já costumavam levar carnes ~de segunda~ embaixo da sela de seus cavalos, para que ela fosse amaciada durante o galope. Assim, quando chegavam em seus destinos, a carne crua já tinha virado uma pasta e estava macia para ser comida.

Em algum momento do século 13/14, esse tipo de comida ficou conhecido pelos alemães, que apesar de apreciarem a ideia de uma carne de má qualidade ser picada e temperada para ficar mais macia, não curtiram muito o fato dela ser crua. Aí começaram a cozinhar essa carne em formato de bolinhos e o prato foi consumido amplamente por lá.

Aí, no século 19, com a chegada de imigrantes nos Estados Unidos, essa comida foi levada para lá, onde ficou conhecida como hamburg style steak, pois foi levada por imigrantes alemães saídos de Hamburgo. Alguém teve a ideia genial de juntar um pão em volta dessa carne e virou sucesso!

O hambúrguer era perfeito pois era muito barato, fácil de fazer e prático de ser comido! Reza a lenda que os primeiros hambúrgueres dos Estados Unidos custavam apenas 10 centavos!

Legal saber que o maior símbolo alimentar do capitalismo foi criado por futuros comunistas, né?

Aqui no Brasil foi o Bob’s que introduziu os hambúrgueres, tendo aberto sua primeira lanchonete em 1952 no Rio de Janeiro. O Mc Donalds apareceu só em 1979. Hoje em dia há milhares de redes de fast-food que servem hambúrguer em seus cardápios, sem falar nas hamburguerias, que dão um toque mais caro gourmet ao lanche e nos recentes food trucks, que ainda estão no ápice de seu sucesso!

Hoje em dia, tem hambúrguer no mundo inteiro e de todo o jeito, não apenas de carne… Essa semana, para comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer, vamos ensinar algumas receitas que a gente gosta e faz aqui em casa, além de levar na marmita, claro!

sailor moon burger

Quem aí ama hambúrguer? Aproveite para fazer nossa receita de hambúrguer caseiro neste post aqui e seu próprio pão de hambúrguer clicando aqui! Também ensinamos 2 receitas de hambúrguer vegetariano neste post e alguns acompanhamentos como batata rústica e molhos neste aqui. Bom apetite!

Comente o que achou!

comments