Minha Marmita Tem

mistura de forno

Mistura de forno

A receita de hoje é maravilhosa! Não é ultra rápida, mas coisa mais fácil não existe! Eu não tenho um nome melhor para ela, então chamo de mistura de forno e ela pode ser personalizada com o que você tiver sobrando na geladeira mais gostar. Ela é basicamente um arroz de forno, mas sem arroz.

Uma receita de marmita fácil e prática!

Fazendo uma retrospectiva, percebi que o ingrediente que nunca falta é linguiça calabresa daquela mais fininha.

Passo-a-passo para sua mistura de forno:

  1. Corte os legumes em pedaços menores e linguiças em fatias de meio a 1 centímetro;
  2. Ferva água e, somente quando ela estiver fervendo, coloque os legumes na panela e deixe ferver por 10 minutos;
  3. Escorra os legumes e misture com a linguiça em uma bacia para temperar como você preferir (eu gosto de colocar sal, lemon pepper e pimenta branca, além de queijo ralado de vez em quando);
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos, ou até que os legumes estejam no ponto que você gosta (se preferir mais moles, deixe de 30 a 40 minutos, sempre dando uma olhada se não estão queimando).

Pronto! Você pode misturar com arroz, servir como acompanhamento de uma carne ou massa ou então comer somente esse prato. Fica uma delícia e super saboroso!

legumes no forno com linguiça

Legumes que eu normalmente utilizo:

  • Brócolis
  • Couve Flor
  • Batata
  • Cenoura
  • Cebola (cortada em meia lua)
  • Abobrinha

Mas você pode usar outros que mais gosta ou tiver na hora 😉

Dica

A linguiça e a cebola não precisam de preparo prévio, ou seja, você mistura com os legumes somente na hora de levar ao forno.

Você pode complementar também com presunto picadinho ou pedacinhos de queijo minas.

mistura de forno fácil

Atualização

Como toda receita sempre pode melhorar, depois de quase um ano trago uma atualização. Foi dica da Tia Carla, uma amiga que cozinha muuuuito bem e sempre tem ótimas dicas pra passar!

Ao invés de ferver os legumes antes de levar ao forno, basta cortar todos os ingredientes conforme a receita, temperar, colocar o azeite em tudo e levar por 40 minutos no forno médio, coberto com papel alumínio. Depois desse tempo, desligue o forno e deixe mais uma meia hora tudo lá dentro com ele fechado.

Fica tudo macio e você economizar gás 😉 Já testei e deu super certo, mas fique atento pois o tempo de forno talvez varie de acordo com a potência do seu gás e o tamanho da forma que você usar: formas mais altas e cheias demais vão demorar um pouco mais; formas mais baixas e largas vão levar menos tempo. O importante é o papel alumínio cobrindo tudo e o tempo de descanso com o forno fechado ainda quente, ok?

Bom apetite!

 

Clique aqui para ver mais receitas para marmita.

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply