Minha Marmita Tem

O melhor molho para cada tipo de macarrão

O melhor molho para cada tipo de macarrão

 

Aqui em casa a gente adora macarrão e várias vezes ele é o protagonista das nossas marmitas!

Macarrão é tão gostoso que fica bom com qualquer molho, né?

Porém, você vai ter muito mais sucesso nos seus pratos se usar corretamente o molho para cada tipo de macarrão que cozinhar:

Massas mais longas ficam melhores se evitar molhos cremosos e usar os mais líquidos (para facilitar puxar o espaguete com a boca, por exemplo).

Já as massas menores e curtinhas ficam melhores se combinadas com molhos mais grossos (que ficam presos nas curvas de um macarrão como o parafuso).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Faz sentido?

Descubra qual o melhor molho para cada tipo de macarrão:

Massas longas

dica molho macarrão

Espaguete e linguine ficam perfeitos com molhos líquidos e mais grossos. Quanto menos cremoso, melhor, pois creme demais pode fazer tudo ficar grudado e virar uma “massa” só.

Use molho sugo, bolonhesa, pesto, bechamel, carbonara, alfredo e, claro, o famoso alho e óleo. 

Bucatini é um tipo de espaguete, porém mais grosso e com um furinho no meio. Como ele é mais difícil de ser puxado pela boca, o melhor é acompanhar com molhos líquidos, mas um pouco mais engrossados, como alfredo, pesto e putanesca.

diferença entre fetuccine e taglliatele

Fettuccine, tagliatelle e pappardelle são massas longas também, porém mais largas e achatadas, parecendo fitas.

Elas combinam com quase todos tipos de molhos, mas é mais comum vê-las acompanhadas de ragus, que são molhos feitos de carne (ou frango) cozidos com vinho e molho de tomate por longas horas, ficando bastante espessos.

qual melhor molho para macarrão talharim

Talharim é um meio termo entre linguine e fettuccine: também é longo e levemente largo. Fica bom acompanhado de molho carbonara, alfredo, ragu e molhos que tenham frutos do mar.

Capellini também é chamado de cabelo de anjo. É um macarrão longo, porém super fino, realmente parecendo um fio de cabelo.

Como ela é super fina, o melhor modo de fazer essa massa é em sopas ou gratinadas com recheio.

Por causa disso, pode ser feita com qualquer molho que acompanhe a receita, mas os mais comuns são bechamel, sugo ou manteiga com ervas.

Massas curtas

saiba o que é massa curta

Fusilli, penne e farfalle são super comuns de serem encontradas nos mercados e a alternativa mais popular ao espaguete.

Por serem curvadas, frisadas ou com buracos, os molhos e recheios são muito bem absorvidos por esse tipo de massa.

Ou seja: quanto mais ingredientes enriquecendo os molhos, melhor!

Bolonhesa, molhos refogados com azeitona e legumes, atum e carnes e também molhos cremosos bem espessos. Também são ótimos para saladas (com ou sem maionese).

Dica: clique aqui para aprender uma receita de macarrão parafuso com atum cremoso. 

dica melhor molho para cada tipo de massa

Rigatoni é o macarrão que parece um tubo, bastante largo e de comprimento variado.

Por ser bem aberto, é muito comum que receitas com rigatoni incluam recheios e molhos bastante cremosos e à base de queijo, geralmente gratinados.

Macaroni é o famoso macarrão do mac & cheese, curtinho, curvado e aberto no meio.

Além de molhos cremosos de queijo, o macaroni também fica ótimo com carnes e legumes picados.

qual a diferença entre tortellini e capelletti

Ravioli, tortellini e capeletti são massas recheadas que parecem pasteizinhos. São super versáteis, podendo ser preparadas em molho sugo, bolonhesa, bechamel ou quatro queijos, gratinadas ou até mesmo em sopas.

Dica: clique aqui para aprender a receita de capeletti in brodo. 

dica para fazer conchiglione

Conchiglione tem um nome estranho e realmente parece uma concha gigante. Pelo fato de ser grande e bem aberto, é preparado com bastante recheio.

Siga a dica: carnes vermelhas combinam com molho vermelho e carnes brancas combinam com molho bechamel ou quatro queijos. Se você usar legumes para o recheio, o molho escolhido varia de acordo com sua criatividade no momento, mas também ficam ótimos com ervas e alho.

Para dar o toque final, ele pode ser gratinado!

Gnocchi ou nhoque é uma massa que tem alguns formatos variados, dependendo de quem o faz.

Pode ser combinado com diversos tipos de molho, ao gosto de quem está cozinhando. Os mais comuns são bolonhesa, manteiga e ervas, rosé e quatro queijos.

Massas pequenas

Argolinhas, letrinhas, conchas, estrelas, risoni, ave maria e pai nosso. São diversas opções de massas pequenas e todas elas são quase exclusivamente adequadas para sopas.

Dica: aprenda a fazer sopa de feijão com macarrão.

Existem muitos outros tipos de massas, mas tente se lembrar da regra geral e dividir entre massas longas, massas curtas e massas pequenas. Assim, você sempre vai acertar o melhor molho para cada tipo de macarrão!

Dica: clique aqui para conhecer os molhos de macarrão mais populares! 

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply