Minha Marmita Tem

medo da panela de pressão

Medo da panela de pressão?

Depois que eu ensinei minha receita de feijão aqui no blog, percebi que algumas pessoas deixam de cozinhar certas comidas por terem medo da panela de pressão. De fato, é um dos instrumentos mais perigosos da cozinha, e é preciso manuseá-la com muito cuidado em todas as vezes que for usada. É um cuidado que nunca deve ser esquecido, que deve estar sempre na sua mente.

Você não deve ter medo da panela de pressão: deve respeitá-la!

Com algumas regrinhas básicas de segurança você poderá usá-la sem medo e cozinhar muito mais rápido (quase) todas as coisas que quiser!

Na hora de comprar

Não compre a primeira panela que encontrar só pelo preço baixo, confira se ela tem o selo de segurança do Inmetro, pois isso significa que ela foi fabricada de acordo com as normas de segurança, além de ter sido testada e aprovada. Procure também em lojas onde você possa pedir a nota fiscal da panela.

Capacidade

A quantidade máxima de líquido pode variar de acordo com o modelo e marca da panela, sendo indicada no manual de cada uma. Mas nunca ultrapasse 2/3 da panela, para que o vapor tenha espaço para “circular” livremente e a válvula não entupa.

Na hora de limpar

Para limpar o pino, você pode usar um palito de dente em cada um dos furinhos para tirar os resíduos. Lave muito bem para não ficar restos de comida e muito menos gordura, o que pode entupir a válvula. A borracha de proteção em volta da panela deve ser retirada para ser lavada e secar à parte (inclusive deve ser guardada fora da tampa, para não lacear). Use esponjas macias e detergente, evitando objetos cortantes (como palha de aço) e produtos abrasivos, para conservar o revestimento (se for o caso da sua panela).

como funciona panela de pressão

Dicas gerais de uso

  • Para abrir a tampa, pressione um cabo contra o outro e libere a presilha de segurança. Gire a tampa para a direita, incline-a para baixo e retire-a.
  • Para fechar a tampa primeiro encaixe a borracha em seu aro, depois coloque a tampa em posição vertical, inclinando-a enquanto a encaixa dentro da panela. Gire a tampa para o lado esquerdo até que os cabos estejam alinhados. Encaixe a presilha de segurança e verifique se a borracha do aro vedou completamente a borda.
  • O tempo de cozimento em uma receita com panela de pressão só começa a ser contado depois que a panela “pega” pressão (que é quando ela começa a apitar e a girar o pino saindo vapor).
  • Depois que a panela já está com pressão, a temperatura da água não vai subir mais, então você pode abaixar o fogo.
  • Nunca deixe sua panela de pressão por muito tempo no fogo. Use o timer do seu celular para marcar o tempo com precisão!
  • Para certificar-se de que toda a pressão saiu, deixe a panela um bom tempo descansando e depois levante o pino com ajuda de um garfo para verificar se toda a pressão saiu mesmo (mas não pode deixar o garfo enfiado lá para sair tudo de uma vez, ok? Pois desse jeito a pressão sai com muita força!!!).
  • Se você perceber alguma coisa estranha (como a saída de vapor pelas laterais da panela ou quando a válvula de segurança subir), desligue o fogo imediatamente e espere a saída completa do vapor para abrir a panela. Desobstrua e limpe a válvula e recoloque-a na panela, que poderá ser usada novamente normalmente. No caso de ser problema com a borracha, é preciso trocá-la.
  • Ainda falando da borracha, sempre repare em como ela está. Se ficar ressecada ou larga, você deve comprar uma nova (é vendida separadamente na feira ou em mercados).
  • Se sua panela de pressão estiver velhinha e for trocada, não jogue fora! Você pode levá-la naquela barraca que tem em todas as feiras para cortá-la e transformá-la numa panela normal. É perfeita para fazer sopas e doces. Inclusive é a panela onde meu namorado faz o arroz perfeito dele!

E por fim: JAMAIS ABRA A SUA PANELA ENQUANTO TODA A PRESSÃO NÃO TIVER SAÍDO!!!

Meu sonho é ter uma daquelas panelas de pressão elétricas, com mil botões e timer e válvulas e etc… Mas enquanto isso não acontece, é só tomar cuidado com a panela e cozinhar normalmente!

E aí, perdeu o medo? Que tal testar algumas receitinhas na panela de pressão?

Comente o que achou!

comments

6 Comments

  1. Como fazer carne seca - Minha Marmita Tem

    25 de março de 2015 at 12:24

    […] que você já perdeu o medo da panela de pressão, além de fazer a receita de feijão você também pode fazer carne seca, uma comida muito fácil […]

  2. Marmita vegetariana para a Segunda Sem Carne - Minha Marmita Tem

    3 de abril de 2016 at 19:53

    […] as beterrabas inteiras na panela de pressão e cubra tudo, deixando água com 2 dedos acima […]

  3. Receita de feijão - Minha Marmita Tem

    20 de março de 2017 at 16:37

    […] Não abra a panela se ela ainda estiver com pressão, ok? Tem gente que coloca debaixo da água para ir mais rápido e eu morro de medo disso! Eu prefiro deixar um tempo ela quieta e depois levanto o pino com um garfo para ver se sobrou alguma pressão lá. Se não sair mais nenhum ar, é seguro abrir a panela! Se você tem medo de usar a panela de pressão, leia este post aqui. […]

  4. Tudo o que você precisa saber para começar a levar marmita! - Minha Marmita Tem

    19 de fevereiro de 2018 at 23:55

    […] Se você deixou de fazer uma receita muito boa porque tem medo de usar a panela de pressão, este post é para você! Clique aqui para ler. […]

  5. Receita de arroz carreteiro para marmita - Minha Marmita Tem

    26 de março de 2018 at 21:46

    […] Para perder o medo da panela de pressão, clique aqui para ler minhas dicas. […]

  6. Receita de carne louca - Minha Marmita Tem

    24 de junho de 2018 at 14:18

    […] Cozinhe o miolo de acém por 1 hora na panela de pressão junto do sal e do caldo de carne (se você tem medo de usar a panela de pressão, clique aqui para algumas dicas de segurança);  […]

Leave a Reply