Minha Marmita Tem

tudo sobre alho

Conheça seus temperos: alho

Continuando a série sobre temperos (clique aqui para ver os outros posts), hoje vamos falar de um dos meus temperos preferidos: alho! 

O alho não é somente um tempero delicioso, ele tem diversas propriedades ótimas para a saúde! Aprenda mais sobre esse tempero delicioso:

História do alho

Não se sabe ao certo a origem do alho, mas acredita-se ter origem na Ásia Central. Ele consta em relatos de mais de 6 mil anos: no Egito, era usado como alimento e também em cerimônias religiosas. Em Roma, era consumido pelos soldados.

Essa hortaliça chegou no Brasil junto com os portugueses, pois é simples de armazenar e conservar e por isso veio nas caravelas junto com a tripulação.

Assim como eu, os brasileiros AMAM alho: segundo a Embrapa, o consumo aqui é de quase 1,5 kg por pessoa a cada ano!

Como o alho é cultivado?

Não existe uma árvore de alho: ele é um bulbo, ou seja, é a parte da planta que fica debaixo da terra. Depois de plantado, ele demora de 16 a 30 semanas para estar pronto para a colheita.

Porém, ele ainda não pode ser consumido: após a colheita, a cabeça de alho ainda está muito úmida, por isso é pendurada para secar ao sol por uns dias. Quando secos, os bulbos se conservam por mais tempo.

Existem mais de 500 tipos de alho, mas no Brasil os mais comuns são o branco e o roxo. Muitos também já ouviram falar do alho negro, mas ele nada mais é do que um alho normal que passou por um processo de fermentação para atingir um sabor mais adocicado e a cor escura.

como é um pé de alho

Propriedades medicinais do alho

Muito além da cozinha, o alho é utilizado há séculos por suas propriedades medicinais. Tanto que na Índia o alho não é usado como comida, apenas como remédio.

Conheça alguns benefícios do alho:

  • Ele é rico em fósforo, potássio e cálcio;
  • Acelera o metabolismo, ajudando a perder gordura corporal;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda no tratamento para redução de colesterol;
  • Tem propriedades antibactericidas, o que é ótimo para exterminar as bactérias malignas do intestino, por exemplo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda em casos de resfriado, gripe e bronquite, pois é expectorante (por isso que tomamos chá com alho quando estamos doentes);
  • Combate os radicais livres, retardando o envelhecimento.

Como usar o alho na culinária?

O alho tem sabor e cheiro bastante marcantes e pode ser usado nas mais variadas formas: triturado, picado, laminado, amassado, desidratado, em conserva e até mesmo a cabeça inteira como ingrediente principal.

Para refogar alho, ele não deve ficar muito tempo no fogo, pois pode amargar. Quando é preparado assado, seu sabor se potencializa mais ainda. Quem gosta de alho mas acha a hortaliça forte demais, pode escaldá-lo antes de usar em alguma receita para seu sabor ficar mais suave.

E com o que combina? Com praticamente qualquer coisa! O alho é um dos temperos que, quem gosta, usa em todas as preparações que puder: desde um simples arroz ou feijão até mesmo em marinadas, assados, massas, pães e até mesmo saladas, que ficam ótimas com alho desidratado.

Na hora de escolher alho para comprar, prefira as cabeças que estejam firmes, com casca e sem nenhum sinal de mofo; elas também não devem ter nenhuma parte brotando. Se uma cabeça de alho estiver mole ou muito leve, pode ser que esteja podre.

Para conservar o alho, se ele estiver com casca pode ficar até 3 meses num local fresco, sem umidade nem sol direto. Se ele já estiver descascado, deixe embrulhado num plástico dentro da geladeira ou então imerso em azeite. Se o seu alho brotar em casa, não precisa jogar fora: pode cortar os brotos e usar normalmente.

Pode congelar alho? Com certeza! É só colocar no freezer, descascado inteiro, laminado ou picado. Na hora de utilizar, não deixe descongelando, use direto do freezer para a panela.

E aí, você é como eu no Time Alho ou prefere evitá-lo na hora de cozinhar?

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply