Minha Marmita Tem

receita macarrão bolonhesa

Quarta do macarrão: spaghetti à bolonhesa

Aqui em casa, toda quarta-feira tem macarrão na marmita! É como se fosse um “dia de descanso” da marmita comum feijão-com-arroz, e nosso planejamento quase sempre é assim: 2a e 3a uma marmita X, 4a marmita de macarrão e 5a e 6a uma marmita Y. Funciona legal para dar uma quebra no meio da semana, além de ser uma delícia, né?

Já ensinei aqui no blog como transportar a marmita para evitar acidentes de percurso e também contei como fazemos para levar o macarrão; para ler você pode clicar aqui. A gente gosta de deixar o molho separado do macarrão para não ressecar e ficar ruim na hora de comer, ou seja, só juntamos tudo na hora de esquentar.

Para essa semana, queria usar alguns produtinhos que ganhei dos patrocinadores no 3º Encontro de Blogueiros de São Paulo e Interior (leia aqui como foi!) e já posso dar um spoiler: ficou uma delícia!

Dessa vez, escolhi fazer spaghetti à bolonhesa, bem fácil e rápido de preparar!

Ingredientes

Como fazer

  • Coloque água para ferver em uma panela alta e tampada;
  • Enquanto isso esquente uma panela e, depois de quente, coloque um pouco de azeite de oliva, a cebola picada e o tempero caseiro;
  • Refogue por alguns minutos e, em seguida, jogue a carne moída por cima;
  • Continue refogando a carne e separando suas bolotas, esmagando-as com uma colher de pau até se desfazerem;
  • Quando a carne já estiver toda cozida, sem partes vermelhas (cruas), jogue o extrato de tomate por cima e mexa bem;
  • Você vai notar que, como é um extrato, o molho vai ficar bem espesso. Se desejar, encha o próprio pacotinho do extrato com água mineral, dê uma agitada para “pegar” o resto de molho que estava lá dentro e complete a panela com água até achar um “ponto” bom para seu molho.
  • Diminua o fogo e deixe a panela tampada por uns 5 minutos, para tudo esquentar e pegar mais gosto.

Para o macarrão

  • Quando a água ferver, coloque o macarrão dentro da panela;
  • NÃO é preciso quebrar o spaghetti ao meio!!! Apenas coloque-o na diagonal na panela e, com delicadeza um talher, vá molhando o macarrão que está para fora com a água fervente. Ele vai amolecer aos poucos e entrar inteiro na panela;
  • Não é preciso colocar óleo nem sal, você já tem sal suficiente no molho e, mexendo de vez em quando o macarrão na panela, ele não tem perigo de grudar;
  • Observe o tempo de cozimento do pacote (no caso do spaghetti da Renata, o tempo é de 7 a 9 minutos), mas fique sempre de olho, pegando um fiozinho para experimentar de vez em quando;
  • Quando estiver no ponto certo, escorra o macarrão em uma peneira e jogue um pouco de água corrente por cima para frear o cozimento e ele não ficar mole demais.
  • Pronto! Sua marmita está pronta! Conforme já expliquei, temos um plástico retangular que usamos para transportar o macarrão e um vidro de palmito onde transportamos o molho. Na hora de esquentar, colocamos tudo num prato e levamos ao microondas! Também costumamos levar um potinho pequeno com queijo já ralado para acompanhar (se você tem lugar para guardar queijo e um ralador no trabalho, é melhor ainda!).

ingredientes bolonhesa

DICAS

  • Não cozinhe demais seu macarrão, tire ele do fogo “um ponto antes” de estar super cozido, ou melhor: al dente. Quando você esquentá-lo para comer, ele vai amolecer mais um pouco.
  • Essa quantidade de meio pacote de macarrão e meio kilo de carne é SUPER generosa: colocando no prato isso dá um prato ENORME de spaghetti à bolonhesa!
  • Se estiver em dúvida da quantidade suficiente a colocar na marmita, primeiro coloque a massa num prato normal e veja o quanto você quer, e só depois passe para a marmita, ok?
  • Na hora de esquentar seu macarrão, ele estará meio “grudado” e no formato da vasilha que você usou para guardá-lo.  Se tiver essa possibilidade, a melhor coisa é colocá-lo num escorredor de macarrão e passar um pouco de água: ele soltará na hora!

Ficou uma delícia e nem dá para notar que é integral! E você? Também tem o dia do macarrão na sua semana?

Beijo!

Comente o que achou!

comments

4 Comments

  1. Gostei... e Agora?!

    18 de junho de 2015 at 05:20

    Esse macarrão deve ficar a melhor coisa do mundo. Não tem coisa mais deliciosa do que macarrão a bolonhesa caseiro <3
    =***

  2. Receita de tortilla - Minha Marmita Tem

    6 de julho de 2015 at 01:19

    […] Como ela fica redonda, usamos meia-lua para cada um e preferimos colocar em um potinho maior, normalmente o que usamos para carregar o macarrão. […]

  3. Os molhos italianos mais clássicos - Minha Marmita Tem

    14 de junho de 2017 at 06:01

    […] O clássico dos clássicos. Nada mais é do que um molho de tomate com carne moída bem temperada, perfeito para os dias em que você quer uma comida quentinha e caseira. Já mencionei que fica muito bom com queijo ralado? Tem receita de macarrão à bolonhesa neste post. […]

  4. O melhor molho para cada tipo de macarrão - Minha Marmita Tem

    11 de julho de 2018 at 06:05

    […] molho sugo, bolonhesa, pesto, bechamel, carbonara, alfredo e, claro, o famoso alho e […]

Leave a Reply