Minha Marmita Tem

prato para o natal

Dica fácil: prato para o Natal

Como acontece em quase todas as famílias, esse ano mais uma vez tenho que pensar no prato para o Natal.

O maior desafio de todos não é nem preparar a receita, mas escolher uma coisa que resista à viagem, pois moro numa cidade diferente de onde vou passar o Natal. Ou seja: não adianta nada fazer uma sobremesa elaborada que vai derreter ou desabar no meio do caminho.

Por isso, quando recebi essa dica da Queijos Regina, achei uma ótima ideia: uma tábua de queijos para o Natal.

Pesquisei também umas referências pra deixar a apresentação desse prato mais bonita ainda. Afinal, é uma data festiva, e apenas colocar queijos em cima de uma tábua não vai ter um toque tão especial assim.

Veja as dicas e impressione a família com seu prato para o Natal!

como montar uma tábua de queijos para o prato de natal

Quais os melhores queijos para uma tábua de queijos?

Queijo Gouda

Tem sabor suave e até um pouquinho adocicado. Sua casca é fina e é um queijo macio.

Combina muito bem com azeitonas e para beber prefira vinho tinto e cervejas Pilsen, Pale Ale e Strong Golden Ale.

Queijo Gruyère

Seu sabor lembra o de amêndoas e leite, sendo também levemente adocicado e sua textura é semi-dura. Um vinho branco frutado fica ótimo com esse queijo.

Queijo Brie

Sua textura é muito cremosa e macia, seu gosto lembra um pouco de nozes. Fica ótimo com pães baguete e harmoniza perfeitamente com geleias, tanto doces quanto salgadas. Para beber, escolha vinhos tintos frutados e suaves.

ideia de prato para o Natal

Queijo Provolone

Tem um sabor bastante forte e é um queijo duro. Por isso, corte em fatias ou cubos pequenos para deixá-lo agradável de petiscar. Harmoniza com vinhos tintos mais encorpados.

Queijo Gorgonzola

Tem cheiro e sabor bastante intensos e, apesar de não ser do agrado de algumas pessoas, deve estar presente no seu prato para o Natal! A massa é bastante cremosa, podendo ser consumido em fatias ou espalhado como patê em pães italianos. Vinhos tintos mais fortes e Vinho do Porto caem muito bem.

Queijo Reino

Com textura média, o sabor dele é forte e picante. Pode ser consumido com vinho tinto e fica ótimo com cervejas artesanais.

Queijo Prato

Seu sabor é bastante suave, chegando a ser amendoado, o que dá um bom equilíbrio para uma tábua de queijos com sabores fortes. Fica bom com vinho tinto suave.

como montar uma tábua de queijos perfeita

Dicas importantes para montar uma tábua de queijos

  • Procure escolher queijos com texturas diferentes entre si e sabores opostos, para criar uma tábua mais variada e que agrade a todos.
  • Para calcular a quantidade, saiba que uma pessoa consome em média 150g. Mas lembre-se de que, se os outros convidados também levarem um prato cada um, não há a necessidade de montar uma tábua de queijos enorme.
  • Deixe-os na geladeira para conservação e retire-os aproximadamente 45 minutos antes de serem servidos. Se estiver muito calor, retire apenas 30 ou 20 minutos antes para que não fiquem moles demais.

dica de prato para o natal

  • Para transportar, prefira bolsas térmicas e deixe cada queijo em um pote diferente, para que os sabores e aromas não se misturem.
  • Na hora de montar a mesa, você pode organizá-los do sabor mais suave ao mais forte.
  • Uma ótima ideia é colocar plaquinhas ou palitinhos de dente com etiquetas indicando o nome de cada queijo.
  • Deixe sua tábua mais festiva com elementos natalinos! Por exemplo: que tal bolas de Natal pequenas entre os elementos da tábua?
  • Lembre-se que está é uma ocasião especial: os acompanhamentos devem ser mais elegantes! Escolha pães italianos, torradas com gergelim, grissinis, azeitonas, castanhas, nozes, geleias doces e salgadas, mel e frutas como uvas, figos, cerejas e damascos (a maçã não é muito indicada pois fica escura quando cortada).

Com certeza esse prato para o Natal fará muito sucesso na sua ceia e deixará todos com água na boca!

Comente o que achou!

comments

  • Sandra Peres

    Achei excelente a ideia é como aqui não fazemos festa é uma ótima opção pra acompanhar nossos filmes.