Minha Marmita Tem

diário de reforma da cozinha

Diário da reforma: como decidimos refazer o apartamento inteiro

Reformar a casa e deixar tudo com cara de capa de revista é o sonho de muita gente. O nosso também: apesar de não ser prioridade, sempre tivemos vontade de deixar o apartamento um pouco melhor, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Isso sem falar na manutenção, pois o prédio é antigo e muita coisa precisa de reforma, como a parte elétrica e hidráulica.

Moramos aqui por muitos anos e agora chegou o momento: estamos reformando praticamente o apartamento inteiro!

Tudo começou com uma escrivaninha com cupim que, num efeito cascata, fez com que decidíssemos reformar o escritório, quarto de dormir, sala, cozinha, lavanderia e lavabo!

Claro que pensávamos em reformar a cozinha, por exemplo, mas isso era apenas um futuro distante. Afinal, o projeto original do nosso prédio tem uma cozinha horrorosa!

Nada funcional, ela é cortada no meio por uma parede que tenta, com pouco sucesso, criar uma lavanderia ventilada. Na realidade, o que acontece é que ficamos com uma cozinha estreita e uma lavanderia também estreita, muito mal dividida e onde duas pessoas não conseguem cozinhar ao mesmo tempo sem passar raiva.

como reformar sua cozinha

Somado ao projeto ruim, o antigo dono colocou móveis planejados péssimos que deixaram a cozinha mais apertada ainda.

Imagine o nosso desespero quando gravamos programas de TV DUAS VEZES nessa cozinha que não gostamos! Sim: o Bento Expo da NHK World e o Marmitas e Merendas da GNT.

Até pensamos em nos inscrever nesses programas que reformam a casa! Hahaha

Porém, falando em planos concretos, nossa ideia mais ousada em questão de reforma era criar uma estante gigante e funcional para abrigar toda a nossa biblioteca – eu e o marido adoramos ler e temos uma coleção enorme de livros!

Como tínhamos medo de investir muita grana num projeto desse, resolvemos primeiro fazer uma escrivaninha nova e mudar os móveis do escritório. Já que ela estava com cupim, seria um bom ponto de partida, até mesmo para testar as habilidades do marceneiro.

É aí que entra a maravilhosa Minha Casa Marcenaria!

Fica em Guarulhos, mas atende várias regiões e já fez projetos em outras cidades. O Ademir, marceneiro por trás desse projeto, começou como autodidata e foi ficando cada vez melhor!

Toda sua casa é feita por ele mesmo em marcenaria contemporânea e seu ponto forte é o perfeccionismo.

Trabalha apenas com matéria-prima de qualidade e fornecedores de sua confiança. Já conhecíamos seu trabalho, mas nunca havíamos feito nada dessa proporção com ele.

No fim, o receio de fazer um projeto grande demais logo de primeira se transformou não somente na troca de uma escrivaninha, mas na troca de todo o nosso guarda-roupa, armário do corredor, cozinha e, futuramente, a tão esperada biblioteca.

cozinha antiga antes da reforma

Como nosso apartamento é antigo, também aproveitamos para trocar o piso e refazer a parte elétrica. O recurso encontrado para não quebrar todas as paredes foi rebaixar o teto com gesso para passar todo o cabeamento por cima. O apartamento ficou lindo!

Claro que, como apenas tínhamos reformado o banheiro uns anos atrás, não entendemos muito sobre esse “universo da reforma” e o Ademir está sendo essencial para nos orientar, trazer ideias e soluções incríveis que jamais teríamos pensado sozinhos.

Vou compartilhar toda a evolução da reforma e os aprendizados que estamos tendo, mas reforço aqui minha total confiança e satisfação com a Minha Casa Marcenaria. Quem for de São Paulo e região precisa conhecer o trabalho dele!

E aí, quem já reformou a casa? Quais foram os maiores desafios?

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply