Minha Marmita Tem

como levar sopa

Como levar sopa na marmita

Nesses dias mais friozinhos é uma delícia tomar sopa, né? Pena que não dá pra levar na marmita… Não, pera! Dá sim!!!

sopa

Pode parecer mais complicado, mas é só organizar direitinho que dá sim para levar sopa na marmita e ficar bem aquecido na hora do almoço!

Como levar sopa na marmita?

Lembra do vidro de azeitona ou vidro de palmito que você tem em casa e não sabe onde jogar? Além de usar para fazer uma salada no pote, ele também vai te ajudar a levar sopa!

A coisa toda é muito simples: você pode fazer a sopa na noite anterior (e aproveitar para tomar um pouco!) e já separar um pouco dela para levar no dia seguinte.

como levar sopa na marmita

Algumas dicas devem ser observadas para que a sua sopa no pote seja um sucesso:

Quantidade

Nunca encha o seu pote com sopa até a borda, pois o risco de derramá-la será muito maior, tanto na hora de transportá-la quanto na hora de abrir o pote.

Conservação

Evite requentar a mesma sopa muitas vezes. Separe-a em várias porções e aqueça cada uma somente na hora em que for consumir. Após colocar a sopa nos potes, espere ela esfriar antes de fechar a tampa, para não ficar impossível de abrir depois!

Transporte

O ideal é levá-la em pé dentro da sua lancheira ou mochila, evitando deixar muito espaço livre. Use o que puder para apoiar o pote e deixá-lo bem firme, “escorado” nas outras coisas. Se ainda estiver inseguro sobre vazamentos, coloque um plástico (filme, de saquinho para freezer ou mais grosso, tipo o ziploc) entre o pote e a tampa antes de fechá-la. O plástico deve ser maior que o diâmetro do pote, com bastante sobra. Isso irá vedar melhor sua marmita de sopa.

Macarrão

Se você não gosta de macarrão mole demais, mesmo sendo uma sopa, o melhor é não cozinhá-lo muito na hora do preparo da sopa, pois durante seu aquecimento no dia seguinte ele pode ficar muito mole. Aliás, uma dica:  na hora de fazer a sopa, cozinhe o macarrão separadamente e só adicione-o depois para misturá-lo na sopa.

Aquecimento

Se no seu trabalho você não tem uma tigela adequada para tomar a sopa, você pode esquentá-la no próprio pote, já que ele é de vidro. Alguns cuidados devem ser tomados:

  • NUNCA esquente o pote no microondas com a tampa, pois ela é de metal;
  • Aqueça a sopa aos poucos, primeiro por 1 minuto e depois de 30 em 30 segundos, parando o microondas para mexer um pouco com a colher e espalhar melhor o calor;
  • Aliás, se você achar que a sopa ficou muito grossa, adicione um pouquinho de água do filtro e misture com uma colher. Faça isso aos poucos para não deixar a sopa aguada;
  • Não aqueça a comida na potência máxima, deixe o microondas na potência entre 70-80;
  • Lembre-se de que o pote de vidro sairá quente e não deverá ser pousado em uma superfície fria (como a pedra da pia da cozinha) para não rachar ou estourar; coloque-o sobre um aparador de madeira ou sobre um pano mais grosso.

Complementos

Se você tem um lugar no trabalho onde pode guardar suas coisas, aproveite essa oportunidade e tenha alguns complementos culinários por lá! Não só nesse caso da sopa, mas para qualquer marmita que você for comer lá, pois poderá incrementar sua refeição de um jeito fácil. No caso da sopa na marmita, se puder guardar um bowl será perfeito para esquentar e tomar sua sopa. Deixar um vidrinho de azeite é uma boa ideia também, além de complementos como torradas para ~fabricar~ croutons na hora e queijo ralado, tudo para deixar sua sopa mais deliciosa! Se você não tem como guardar essas coisas por lá, não tem problema, leve a sopa no pote de vidro e os croutons e queijo ralado em potinhos menores para adicionar na hora de consumir.

Dicas dos leitores

Recebi 2 dicas muito legais aqui nos comentários! ♥

  1. Leve a sopa congelada para evitar vazamentos. Ao longo do dia ela vai descongelando e o microondas faz o resto do trabalho na hora de comer.
  2. No caminho do trabalho, compre pão fresquinho em alguma padaria para comer como acompanhamento.

Você costuma levar sopa na marmita do trabalho? Como faz para transportá-la? Conte pra gente!
Para aprender mais dicas e ficar expert na marmita, leia nosso manual da marmita clicando aqui.

Psiu: toda semana vai ter receita de sopa aqui no blog! Olha só as que já apareceram por aqui:

Comente o que achou!

comments

  • Sandra Peres

    Eu não levo marmita mas adorei as dicas. Estava imaginando aqui se colocassem dois elásticos nas laterais internas das marmitas para prender potes assim com líquidos que podem vazar.

  • Thiago Neto

    Pode levar queijo ralado e colocar na sopa depois. E/ou comprar um pão da padaria e levar para acompanhar ^_^

    • Hmmm ótima ideia! Comprar pão fresquinho indo pro trabalho e comer junto com a sopa! Aprovado!

  • Pingback: Receita de Caldo Verde - Minha Marmita Tem()

  • Jessica Tutsy

    O jeito mais fácil que eu encontre pra levar sopa foi congelando. Não corre o risco nunca de vazar, ja vai descongelando no caminho, e até chegar a hora do almoço ela tah quase descongelada, o resto o microondas faz.

  • Pingback: Socorro, não tem nada na geladeira! - Minha Marmita Tem()