Minha Marmita Tem

Como é a comida na Austrália?

Como é a comida na Austrália?

Pra mim, uma das coisas mais legais de viajar é poder conhecer a gastronomia de um lugar!

Afinal, você economizou dinheiro e fez o roteiro completinho para desbravar a cultura de um local, visitar os pontos turísticos e observar como os nativos vivem suas vidas.

A cultura de um país não é só música, arte e tudo aquilo que a gente vê num museu, mas a culinária também ocupa um grande espaço nesse combo.

Um dos lugares mais legais que nós já visitamos foi o Japão, riquíssimo em culinária e muito além do que apenas sushis. Eu já fiz um post para mostrar como é a comida no Japão, clique aqui para ler. 

Hoje, vamos falar da nossa outra grande viagem, onde fomos para o outro lado do mundo conhecer os cangurus ao vivo.

Mas como será a comida na Austrália?

Para ser sincera, do fundo do meu coração: decepcionante.

Como amante da culinária e super curiosa para o novo destino, eu esperava comer os mais exóticos pratos por lá. Porém, o que encontramos foi uma influência asiática gigante e uma falta de personalidade gastronômica que me deixou triste.

Em todas as ruas restaurantes indianos, japoneses e chineses dominavam os espaços, juntamente com os fast-foods com comida “internacional”.

Por lá também encontramos culinária italiana e inglesa. Tudo uma delícia, porém, achamos que não tinha uma identidade puramente australiana.

Na Austrália tem carne de canguru?

Durante um passeio pelas fantásticas Blue Mountains tivemos a oportunidade de comer um autêntico churrasco australiano com muita salada, salsicha e a coisa mais típica que conseguimos ver por lá: carne de canguru.

Como é a comida na Austrália

Estávamos bem ansiosos para provar essa iguaria exótica e devo dizer que gostei bastante! Ela é macia e parece que vai ficar borrachuda quando você mastiga, mas surpreendentemente não vira chiclete. O marido disse que parece carne de fígado, mas como eu nunca comi fígado não posso confirmar.

Uma curiosidade interessante sobre carne de canguru é que sua distribuição é bastante irregular. Não existem grandes fazendas de canguru para a produção da carne.

Cangurus são praticamente uma praga no país e se reproduzem livremente, invadindo as cidades. Infelizmente, muitos deles morrem por acidente nas estradas.

Por causa disso, não é sempre que os açougues têm a carne disponível e o preço varia bastante.

O que mais tem para comer na Austrália?

Vou mostrar um pouco do que comemos por lá, mas já aviso que teve muita comida japonesa!

Como é a comida na Austrália

Como dá pra ver, comemos um pouco de tudo: desde nosso amado lamen até bentôs, bandejas de sushi, sushi de esteira (fomos em vários desses no Japão!), guioza e curry.

Como é a comida na Austrália

Por lá existem vários pubs com uma comida excelente! Comemos hambúrguer e também o famoso fish & chips, prato tipicamente inglês.

Também encontramos esse menu numa avenida na praia de Bondi, em Sydney. O prato é inglês, mas achei que combinou bastante com o clima de praia.

Como é a comida na Austrália

Uma surpresa muito boa que tivemos foi o Friggitoria, restaurante italiano que encontramos por acaso no Google Maps. O local era pequeno e bem despojado, porém com uma fila enorme. O próprio chef estava lá comandando os pedidos, o balcão e a cozinha, com ajuda dos assistentes.

Pense num Spoleto mil vezes mais gourmet e muito saboroso! Também provamos as curiosas arancini, que são iguais a uma coxinha por fora, mas são recheadas com risoto, carne moída e ervilhas. É bem diferente!

Gostamos tanto que comemos lá duas vezes!

Como é a comida na Austrália

Por causa da Netflix, eu estava doida para visitar a famosa loja de doces do Zumbo, um confeiteiro super famoso. Os doces são lindos, verdadeiras obras de arte, e aproveitei meu aniversário para comermos uma fatia de bolo por lá.

Infelizmente, achei o bolo de chocolate que escolhi um pouco sem sabor. Já o mousse de maçã que o marido pegou era absolutamente fantástico! Pagamos 9 dólares por fatia, então escolha bem!

Uma coisa bem legal que eles têm por lá são uns drinks semelhantes as nossas raspadinhas: gelo moído com algum xarope. Mas lá o xaropes eram de refrigerante! Tinha de Coca-Cola e vários sabores diferentes de Fanta. Compramos uma de raspberry.

Como é a comida na Austrália

Além da carne de canguru, se tem uma coisa que pode ser chamada de típica da Austrália são os maravilhosos Tim Tam.

Essas delícias são feitas com dois biscoitos recheados e com cobertura. Os sabores são infinitos e o melhor de todos é o de chocolate duplo. Mas sério: tem milhares de sabores diferentes.

O mais triste é saber que lá custava em torno de 2 dólares e aqui no Brasil é 20 reais. 

Bom, pode parecer meio desanimador pesquisar como é a comida na Austrália e descobrir que é um apanhado de várias outras culturas.

Porém, não desanime e nem desista de viajar para lá mesmo assim, o lugar é fascinante e lindo demais! Não esqueça de deixar espaço na mala para o Tim Tam!

Comente o que achou!

comments

Leave a Reply