Minha Marmita Tem

comida no pote

Cardápio de 1 semana: comida no pote

Já ensinei aqui no blog como fazer salada no pote. O processo é simples, basta saber em qual camada colocar cada ingrediente e, a partir daí, brincar com os sabores e vegetais que você mais gosta para criar saladas gostosas para seu almoço.

Assim como a sala, existem alguns pratos que você também consegue levar no pote, e o macarrão é perfeito para isso!

A teoria das camadas é bem fácil, porém, no dia-a-dia pode faltar inspiração para inventar receitas novas e que saiam do básico “alface + tomate + pepino”. Por isso, compartilho aqui ideias para você levar seu almoço no pote a semana inteira!

Cardápio de 1 semana para comida no pote

As camadas mais molhadas e resistentes vão embaixo e os ingredientes sensíveis e que precisam ficar secos vão em cima. Na hora de comer, agite bem o pote e vire-o dentro de um prato. Pronto!

Cardápio da segunda-feira

Que tal fazer uma Segunda Sem Carne? Para substituir esse ingrediente, os cogumelos são uma ótima fonte de proteína e ficam deliciosos!

salada no pote vegana

Molho: shoyu, limão, azeite, um pouquinho de óleo de gergelim e sal.

Ingredientes: repolho roxo cru, tomate cereja, cogumelo shitake refogado, moyashi (broto de feijão) escaldado e bifum.

Cardápio da terça-feira

Essa salada é super refrescante e o tempero fica uma delícia! O toque especial fica com o frango e a batata: o frango foi “frito” em tirinhas apenas com água e sal numa frigideira antiaderente e a batata foi cozida em cubinhos e depois selada com um pouco de azeite de oliva.

como fazer salada de pote

Molho: azeite, limão, mix de ervas secas, sal e pimenta do reino.

Ingredientes: azeitona, tomate cereja, ervilha, frango, batata e alface.

Cardápio da quarta-feira

Quarta feira é dia de macarrão aqui em casa! Dá pra levar macarrão no pote e fica super gostoso!

O segredo é deixar o molho embaixo, os acompanhamentos no meio e o macarrão (já cozido al dente) em cima. Para garantir que o macarrão não vai grudar, você pode jogar um pouco de azeite de oliva nele depois de já ter encaixado todas as camadas no pote.

Dica: tente não compactar muito o pote na hora de enchê-lo, pois mesmo agitando será difícil misturar o molho. Depois, é só colocar no prato e esquentar!

macarrão no pote

Cardápio da quinta-feira

Voltando a uma salada levinha, essa aqui também não tem nenhum ingrediente de origem animal. A saciedade fica por conta da quinoa e do bifum, que são ótimos para “encher barriga”.

cardápio semanal para salada

Molho: azeite, vinagre, sal, orégano e pimenta do reino.

Ingredientes: tomate cereja, milho, cenoura e brócolis cozidos, palmito, quinoa cozida e bifum.

Cardápio da sexta-feira

Ainda pode ser chamado de salada no pote, mas o único ingrediente cru é o alface. Coloque numa forma forrada de papel alumínio tomate picado, cenoura ralada, cebola roxa picada e aspargo em fatias, tempere com sal e pimenta do reino e regue com azeite de oliva. Deixe no forno a 200ºC até que os aspargos fiquem macios (aproximadamente 20 minutos).

Refogue o camarão na manteiga com sal e pimenta do reino.

receita salada com camarão

Molho: é o caldo que o camarão refogado soltou misturado com um pouco de água, azeite e com ajuste de sal.

Ingredientes: camarão, cebola roxa, tomate, aspargo, cenoura e alface.

 

Conseguiu se inspirar? Isso é apenas uma amostra das saladas que levamos no pote durante a semana para almoçar. Se você pesquisar na hashtag #minhamarmitatemsalada vai encontrar muitas outras ideias para preparar sua marmita no pote!  

Comente o que achou!

comments