Minha Marmita Tem

aula sobre macarrão

Tudo sobre massas

Durante o Encontro Gourmet, tivemos várias aulas e workshops; uma delas foi da La Pastina, importadora de alimentos e bebidas gourmet, que apresentou a marca Rustichella d’Abruzzo através de Manuela Barbolan, que é italiana, food blogger e embaixadora da marca aqui no Brasil. Conheça mais seu trabalho clicando aqui.

Nessa aula, Manuela nos contou sobre a marca, que existe desde 1924, e aprendemos um pouco sobre o processo artesanal de fabricação das massas. Além disso, experimentamos um prato delicioso feito na hora com apenas queijo e pimenta: o cacio e pepe (literalmente, queijo e pimenta em italiano). Era uma delícia, provando que, quando a massa é de qualidade, fica boa mesmo com acompanhamentos simples.

05-rusttichella-cacio-e-pepe

Ela nos tirou várias dúvidas e ensinou como a massa deve ser preparada para que dê tudo certo. O primeiro passo é escolher uma marca de qualidade 😉

Veja as principais perguntas e respostas que tivemos em nossa aula sobre massas:

Que tipo de panela devo utilizar ao cozinhar macarrão?

Uma panela grande, que comporte água suficiente para cobrir a massa por inteiro. O ideal é que esta panela seja de fácil manejo para despejo da massa ao escorredor.

Qual a quantidade ideal de água para o cozimento da massa?

Estima-se 1 litro de água para cada 100g de massa. Cozinhar a massa em quantidade de água conforme o recomendado evita que a massa não alcance o ponto desejado.

Quanto de sal devo colocar na água do cozimento?

Em geral, considera-se 10g de sal por litro de água. O sal recomendado é o sal marinho. O momento ideal para a adição do sal é quando a água chegar em seu processo de ebulição.

Qual o momento de colocar a massa na água?

Logo após o sal, aguarde a água começar a borbulhar e então adicione a massa.

Espuma durante o preparo é normal?

Sim, porém quanto mais natural, menos industrializada e de maior qualidade for a massa, menos espuma haverá durante seu preparo.

Devo sempre ferver a água?

Sim. Normalmente, ela tende a diminuir a quantidade de bolhas, mas tenha cuidado para não perder o ponto de ebulição. Não adicione óleo ou azeite. Nunca lave massas. Não adicione água fria.

Por quanto tempo devo cozinhar a massa?

Não há tempo padrão, geralmente as próprias embalagens indicam o tempo ideal. Esta informação nunca terá regra, pois existem variáveis como a qualidade da água, altitude, entre outras. O que devemos atentar sempre é somente ao fato de que a massa continuará seu processo de cozimento mesmo fora da água, por até 2 minutos, por isso é importante levarmos a massa ao escorredor um pouco antes do ideal, para que, ao ser consumida, esteja al dente.

Qual porção de massa por pessoa devo considerar?

Geralmente calcula-se de 70g a 80g de massa por pessoa. Para porções mais caseiras, onde as pessoas tendem a consumir em quantidades um pouco maiores, podemos considerar cerca de 100g por pessoa. Estas quantidades podem variar de acordo com o prato, seu preparo e acompanhamentos. No caso de sopas, por exemplo, certamente a porção de massa por pessoa será menor.

Como posso reaproveitar a massa já cozida?

Muitas pessoas adoram a massa aquecida. Ela pode ser reaproveitada de várias maneiras saborosas: com molho de tomate simples, ao forno, cozida, com azeite extravirgem ou em alguns casos até mesmo com a adição de algum tipo de queijo. A massa pode ser reinventada de várias maneiras, basta usar criatividade!

Comente o que achou!

comments