Minha Marmita Tem

como substituir a carne

Alimentos para substituir a carne

Muita gente ficou bastante assustada com as notícias desmascarando os bastidores da indústria de carne no Brasil: frango com papelão, carne com tratamentos químicos proibidos, lotes contaminados com salmonella, entre outros horrores.

Não precisa virar vegetariano se não quiser, mas já pensou em diminuir o consumo de carne durante a semana? Que tal ficar um dia sem consumir carne, como na Segunda Sem Carne, ou até mesmo mais dias?

Por isso, compartilho aqui uma listinha de alimentos cheios de proteína para substituir a carne, mas que não são soja, derivados de leite nem ovo. Ou seja: alimentos veganos, sem origem animal.

 

Feijões

Temos a sorte de termos uma grande variedade de feijões aqui no Brasil. Eles são ótimas fontes de proteína, ferro, zinco e magnésio e você pode escolher o que mais gosta!

Feijão preto, feijão branco, feijão carioca, feijão vermelho, feijão azuki, feijão fradinho…

 

Brotos

Os brotos devem ser muito bem higienizados e consumidos crus, porque as vitaminas são perdidas durante o cozimento.

Algumas opções são broto de feijão, broto de girassol e broto de alfafa. Ficam deliciosos em saladas!

 

Grãos, cereais e sementes

Aqui a variedade é enorme! Para substituir a carne, você pode consumir grão-de-bico, lentilha, ervilha, castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, macadâmias, amendoins, gergelim, semente de girassol, semente de chia, semente de linhaça, quinoa, amaranto, aveia, centeio e trigo.

Além da proteína, elas são ótimas fontes de fibras.

 

Cogumelos

Sim! Você sabia que 100 gramas de cogumelo (cozidos e sem água) equivalem à mesma quantidade de proteína de 100 gramas de carne?

As opções são várias: shimeji, shitake, champignon (os naturais, não em conserva), paris, funghi… Neste post aqui mostrei uma salada de pote com cogumelos!

 

Verduras verde-escuras

Brócolis, espinafre, couve, escarola, rúcula e agrião são ótimas opções cheias de ferro, fibras e que ajudam o corpo a absorver toda a proteína consumida nos alimentos que indiquei acima.

 

As opções são muitas e, para quem quiser substituir a carne, vale lembrar que é preciso caprichar na variedade e consumir mais de um tipo de alimento com proteína, ok? Clicando aqui você descobre como montar um prato sem carne totalmente balanceado nutricionalmente!

Bom apetite!

 

(Imagem da capa: iStock)

Comente o que achou!

comments

1 Comment

  1. Receita de lentilha com tomate - Minha Marmita Tem

    25 de outubro de 2018 at 22:59

    […] ótima para substituir a carne, pois possui uma boa quantidade de proteína e ajuda a combater a […]

Leave a Reply